"Os 7 pontos a considerar"

Então, assistiu o vídeo sugerido na página anterior e encontrou algum ponto relevante ou interessante? Não? Não viu o vídeo ou não leu a página inicial deste workshop?.


Para ajudar nessa empreitada inicial, já que é bem provável que não tenha entrado no clima, vou dar a seguir a minha visão de 7 pontos, nas Guerras Guaraníticas, que dariam pano pra manga em formato de conto interativo.

Antes porém uma consideração: a guerra em si mesma não entra nas proposições porque ela é um evento complexo e que se estende por vários anos e com acontecimentos tão distintos que seria difícil manter uma homogeneidade. Vale lembrar que estamos buscando um "tema" para um livro interativo.

1 - Aos 1:41: Neste ponto Eduardo Bueno fala sobre o Tratado de Madri, que por si só já daria pra vários sub contos. Fica o destaque para a frase do narrador sobre o tratado: Portugual trocou o que não era seu por algo que também não era seu.

2 - Aos 5:58: Neste ponto o narrador fala das Comissões Demarcadoras, enviadas à região para preparar a posse desse território e como os integrantes foram praticamente massacrados pelos índios, o que gerou de fato o conflito final.

3 - Aos 7:30: Até aqui só o lado português e espanhol haviam sido descritos e é o momento que inicia uma descrição elaborada sobre as Reduções Jesuítas e as milicias militarizadas que eles criaram, junto com o medo europeu de que a região se tornasse um estado tampão.

4 - Aos 13:50: Neste ponto fica claro as implicações de uma guerra declarada e o narrador chama a atenção tanto para os contingentes da coligação européia quanto para as promessas de saques, pois lendas sobre riquezas, ouro e joias, nas missões, eram constantes (e persistem até os dias atuais).

5 - Aos 14:40: A situação nas missões se complica em função das dissidências à resistência e ao comportamento dos entreguistas e dos cabildos.


6 - Aos 15:32: Surge o grande líder indígena Sepé Tiarajú, que irá liderar as coligações guaranis mas é torturado e morto logo no início da batalha.

7 - Aos 22:10: Aqui aparece o segundo líder dos indígenas, Nicolau Nhenguiru, que comanda o desfecho final da guerra na Coxilha do Caiboaté, província de São Gabriel onde ocorre um grande massacre de índios guaranis.

Não são apenas esses pontos que merecem destaque, porém separei-os do vídeo para que você pudesse entender o conceito de "pegar um ponto histórico" e explorá-lo numa narrativa interativa.

Experimente fazer isso com outros vídeos e treine a sua atenção para "pegar" os momentos. Já dá pra ir começando o desenvolvimento da narrativa após a escolha de um ponto qualquer. Lembrando apenas que neste primeiro workshop o interesse é focar num conto interativo.


Entendi, vamos em frente...

Quero comentar

Índice das páginas