Lápis e papel na mão...

É isso mesmo que leu no título porque, antes de se aventurar nas selvas inóspitas da criação de adventures, será preciso rabiscar algumas coisas de forma que possa ter uma boa visão de conjunto.


Sei que a vontade é grande de sair clicando aqui e ali, mas essa é uma jornada longa, cheia de pequenas armadilhas e com um potencial gigantesco para se perder no caminho.

Se posso "dar um conselho" eu diria para prestar muita atenção em tudo que irá formar este e-book. Em espacial se aparecer um destaque com as letras "VPM". Elas significam Vai Por Mim.

Em quase 40 anos fazendo aventuras interativas e narrativas imersivas, colecionei uma série de experiências de sucesso e principalmente de fracassos. O pior dos sentimentos é perceber que tinha um jeito mais fácil, mais rápido e melhor de fazer alguma coisa, mas ele "escapou" aos nossos olhos por conta da pressa de ver algo funcionando.

Todos os que estão envolvidos com esse projeto tem como propósito ajudar no que for possível a construção de narrativas interessantes, divertidas e principalmente que reflitam de alguma forma a sociedade na qual vivemos hoje.

Pronto para começar?