Objetos
O Gênesis permite o uso de objetos independentes, ou seja,
eles não estão vinculados exclusivamente aos locais.
Podem ser carregados, levados a outros lugares e claro
usados para alguma finalidade. Podem estar nos locais,
com o jogador, dentro de outros objetos ou simplesmente
não "existir" enquanto algo não aconteça.
Para criar um objeto no seu jogo basta seguir os
procedimentos na orderm:
1- clique no botão "objetos";
2- defina no campo 2 o nome pelo qual o objeto será
reconhecido no jogo. Não use espaços e evite letras
acentuadas. Mesmo que o nome fique com a grafia errada
não é ele que irá aparecer nas descrições.
3- clique no botão "novo objeto" e se tudo der certo,
um novo objeto estará pronto para uso. Ao criar um objeto,
o Gênesis criará os parâmetros editáveis dele e mais um
script com o nome deste objeto.
OBS: Este script será usado para fazer uma descrição
completa do objeto e toda programação referente a ele bem
como a sua manipulação. É nele que será detectado (e o que
fazer caso) o objeto esteja com o jogador, na mesma posição
que ele ou dentro de outro objeto.
Uma vez criado o objeto você poderá editar os seus parâmetros
exclusivos, clicando no botão "objetos" e clicando em
seguida em qualquer das duas listas à esquerda, o objeto
desejado.
O campo de edição é dividido em duas partes: Situação
inicial são os parâmetros do objeto quando o jogo
começa ou quando ele é reinicializado e Situação atual
são os parâmetros do jogo naquele exato momento.
Os parâmetros são:
Nome: o nome real do objeto (com acentuação se for
o caso);
Descrição: a descrição curta do objeto.
Normalmente esta descrição é usada para "montar" listas
de objetos, do tipo "você tem isso, aquilo e mais aquilo
outro.";
Local: local onde o objeto está (nome do local) ou
dentro de outro objeto (nome do objeto) ou ainda com o
jogador (jog);
Shape: arquivo da imagem do objeto. Note que na
figura acima inicialmente o objeto está apagado e quando
está com o jogador, ele está aceso;
Tag: trata-se de uma variável exclusiva do objeto
que pode representar o que o criador do jogo desejar.
Altere esses parâmetros como achar melhor, não esquecendo
de "gravá-los" ao terminar. No Gênesis, na seção de objetos,
existe um botão para acesso ao help inteligente do
sistema, marcado por uma interrogação [ ? ].
Ao clicar neste link, é apresentado um texto básico, em 3
línguas diferentes (português, inglês e espanhol) sobre
a seção ou item e, caso queria incluir informações,
lembretes, dicas, etc, basta acrescentar o texto e gravá-lo.
O botão "internet" dá acesso a uma página dinâmica (online),
com essa mesma informação, porém utilizando recursos de
páginas html, podendo inclusive receber atualizações
frequentes, que já ficam automaticamente disponíveis.
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