Objetos

O Gênesis permite o uso de objetos independentes, ou seja, eles não estão vinculados exclusivamente aos locais. Podem ser carregados, levados a outros lugares e claro usados para alguma finalidade. Podem estar nos locais, com o jogador, dentro de outros objetos ou simplesmente não "existir" enquanto algo não aconteça.


Para criar um objeto no seu jogo basta seguir os procedimentos na orderm:


1- clique no botão "objetos";

2- defina no campo 2 o nome pelo qual o objeto será reconhecido no jogo. Não use espaços e evite letras acentuadas. Mesmo que o nome fique com a grafia errada não é ele que irá aparecer nas descrições.

3- clique no botão "novo objeto" e se tudo der certo, um novo objeto estará pronto para uso. Ao criar um objeto, o Gênesis criará os parâmetros editáveis dele e mais um script com o nome deste objeto.

OBS: Este script será usado para fazer uma descrição completa do objeto e toda programação referente a ele bem como a sua manipulação. É nele que será detectado (e o que fazer caso) o objeto esteja com o jogador, na mesma posição que ele ou dentro de outro objeto.


Uma vez criado o objeto você poderá editar os seus parâmetros exclusivos, clicando no botão "objetos" e clicando em seguida em qualquer das duas listas à esquerda, o objeto desejado.

O campo de edição é dividido em duas partes: Situação inicial são os parâmetros do objeto quando o jogo começa ou quando ele é reinicializado e Situação atual são os parâmetros do jogo naquele exato momento.

Os parâmetros são:

Nome: o nome real do objeto (com acentuação se for o caso);

Descrição: a descrição curta do objeto. Normalmente esta descrição é usada para "montar" listas de objetos, do tipo "você tem isso, aquilo e mais aquilo outro.";

Local: local onde o objeto está (nome do local) ou dentro de outro objeto (nome do objeto) ou ainda com o jogador (jog);

Shape: arquivo da imagem do objeto. Note que na figura acima inicialmente o objeto está apagado e quando está com o jogador, ele está aceso;

Tag: trata-se de uma variável exclusiva do objeto que pode representar o que o criador do jogo desejar.

Altere esses parâmetros como achar melhor, não esquecendo de "gravá-los" ao terminar. No Gênesis, na seção de objetos, existe um botão para acesso ao help inteligente do sistema, marcado por uma interrogação [ ? ].


Ao clicar neste link, é apresentado um texto básico, em 3 línguas diferentes (português, inglês e espanhol) sobre a seção ou item e, caso queria incluir informações, lembretes, dicas, etc, basta acrescentar o texto e gravá-lo.


O botão "internet" dá acesso a uma página dinâmica (online), com essa mesma informação, porém utilizando recursos de páginas html, podendo inclusive receber atualizações frequentes, que já ficam automaticamente disponíveis.