Comandos digitados
Como em todo bom adventure que se preze, é preciso levar em
conta a opção por comandos digitados, no Gênesis este
recurso não poderia faltar. E não falta mesmo.
Na verdade, uma das características básicas do modo "0" é
justamente não fazer uso de nenhum recurso visual adicional
para que o jogador lide com as situações do jogo. No entanto
é preciso pensar muito antes de decidir por este modelo de
narrativa, porque não é nada fácil estruturá-lo.
Veja a seguinte situação: o jogador precisa acender uma
tocha para que ela ilumine o local. Ele já tem uma, além
dos fósforos necessários para isso. Só falta o comando
"ACENDA A TOCHA".
Parece simples, mas é preciso levar em conta "se" de fato
o jogador tem a tocha, se de fato ela pode ser acesa
(se o jogador tem os fósforos) e se ele se encontra em
algum local onde isso possa ser feito (se ele estiver
mergulhando num rio não vai ser possível acender a tocha).
Agora vem o pior: num adventure por comando digitado, o
jogador pode mandar o "ACENDA A TOCHA" a hora que
ele quiser e a resposta pode ficar pra lá de esquisita. Mas
vamos do começo.
Existe um script chamado comandos que serve
justamente para definir os comandos digitados. Ele não
segue exatamente o padrão dos demais scripts e cada
"possibilidade" deve ocupar apenas uma linha.
Então, para criar a opção de acender a tocha, basta editar
esse script e acrescentar a seguinte linha:
ACENDA A TOCHA|acendertocha
Note que a frase comando aparece toda em letras maiúsculas,
na parte esquerda da linha e na parte direita aparece
o nome do script que será executado, quando o jogador
digitar "ACENDA A TOCHA". O separador é aqueles
dois pontos esquisitões, no canto esquerdo inferior do
teclado e que divide (normalmente) a tecla "\".
Fácil não é mesmo? Pois é aí que mora o perigo. O Gênesis
não tem um parser sofisticado como o antigo Sistema Editor
de Adventures e a razão é bem simples: nos tempos modernos
digitar pequenas frases não é mais um problema como os anos
80.
Além disso, é uma oportunidade de ouro pra ajudar as
pessoas a melhorar não apenas a grafia da sua escrita como
para aprender a sintetizar as ações pretendidas de forma
clara.
Ainda assim temos alguns problemas: o jogador pode
simplesmente digitar "ACENDA TOCHA" e nem vou
comentar sobre se ele escrever "ASSENDA A TOXA".
Sendo mais detalhista, pode haver um engraçadinho que
digite "ACENDA A TOCHA COM O FÓSFORO".
A rigor todas as opções imaginadas podem ser previstas,
com respostas adequadas, até o momento que basta responder
"Isto não é possível." ou então "Perdão, não entendi.".
|
|