Deu certo!
É de lei que toda primeira experiência com uma nova
linguagem de programação ou sistema resulte em uma frase
mostrada ao usuário. Um "Olá mundo." genérico.
Prefiro mais um "Oia eu aqui!" ou um simples "Deu certo", mas
para não quebrar a tradição, vamos ao "Olá mundo." mesmo.
Se fez tudo certinho até a descompactação do Gênesis, é
provável que veja uma imagem muito parecida com a imagem
abaixo, onde podemos destacar o painel do jogo e o form
de edição, já apontando para a edição dos scripts.
Note que já existe um script chamado "start" e esse será o
primeiro script executado, quando o jogo for carregado pelo
jogador. É nele que iremos definir tudo o que for relevante
para o jogo em desenvolvimento.
Para ver o "Olá mundo" em ação, a única coisa que você
precisa fazer é digitar uma instrução de impressão de
texto ou mensagens, na segunda linha do script. Uma como
essa abaixo:
msg= Olá mundo.
Em seguida basta pressionar o botão "executar" e voilà.
Com toda certeza não aconteceu nada e nem apareceu a frase
em nenhuma parte do painel do jogo.
Isso aconteceu porque, mesmo estando pronto para edição, o
jogo ainda não foi inicializado, ou seja, nenhum script dele
foi de fato executado para deixá-lo em ponto de "bala".
É preciso antes de mais nada, escolher o modo funcional que
você deseja utilizar e "mandar" o sistema ajustá-lo dentro
do painel. Como? Antes da instrução msg= use uma outra
instrução assim:
modo= 0
Isso fará com que o sistema assuma o modelo "0" de
funcionamento, ou seja, aquele que trabalha apenas com
texto. Obviamente que você vai experimentar trocar o "0"
pelo "1" e pelo "2", só para ver o que acontece.
Parabéns, seu primeiro script tornou-se parte da programação
do jogo, escrito na linguagem especial de programação do
Gênesis.
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