Deu certo!

É de lei que toda primeira experiência com uma nova linguagem de programação ou sistema resulte em uma frase mostrada ao usuário. Um "Olá mundo." genérico.


Prefiro mais um "Oia eu aqui!" ou um simples "Deu certo", mas para não quebrar a tradição, vamos ao "Olá mundo." mesmo.

Se fez tudo certinho até a descompactação do Gênesis, é provável que veja uma imagem muito parecida com a imagem abaixo, onde podemos destacar o painel do jogo e o form de edição, já apontando para a edição dos scripts.


Note que já existe um script chamado "start" e esse será o primeiro script executado, quando o jogo for carregado pelo jogador. É nele que iremos definir tudo o que for relevante para o jogo em desenvolvimento.

Para ver o "Olá mundo" em ação, a única coisa que você precisa fazer é digitar uma instrução de impressão de texto ou mensagens, na segunda linha do script. Uma como essa abaixo:

msg= Olá mundo.

Em seguida basta pressionar o botão "executar" e voilà. Com toda certeza não aconteceu nada e nem apareceu a frase em nenhuma parte do painel do jogo.

Isso aconteceu porque, mesmo estando pronto para edição, o jogo ainda não foi inicializado, ou seja, nenhum script dele foi de fato executado para deixá-lo em ponto de "bala".

É preciso antes de mais nada, escolher o modo funcional que você deseja utilizar e "mandar" o sistema ajustá-lo dentro do painel. Como? Antes da instrução msg= use uma outra instrução assim:

modo= 0

Isso fará com que o sistema assuma o modelo "0" de funcionamento, ou seja, aquele que trabalha apenas com texto. Obviamente que você vai experimentar trocar o "0" pelo "1" e pelo "2", só para ver o que acontece.

Parabéns, seu primeiro script tornou-se parte da programação do jogo, escrito na linguagem especial de programação do Gênesis.