"Quem manda em quem!"

Você já deve ter percebido que a forma natural para saltar de uma página/local a outra é usando as instruções com links, ou seja, se o leitor clicar ou dedar então executa o salto. Mas existe uma forma alternativa, criada com os primeiros adventures (nos anos 70/80), quando não existia ainda o mouse ou mesmo o menu pulldown, que é chamada de "frase comando".


Uma "frase comando" é exatamente isso que você está pensando, ou seja, uma ordem expressa, digitada pelo jogador. Os exemplos clássicos são "PEGUE A MALA" e "VÁ PARA O NORTE".

Esta estrutura funcional possui dois aspectos interessantes e que devem ser observados pelo futuro criador de narrativas interativas: digitar no celular não é propriamente um meio eficiente de controlar o andamento da leitura e abrir essa possibilidade para o leitor implica em considerar que ele pode literalmente digitar qualquer coisa e a sua narrativa terá que dar conta de responder a isso.

Por outro lado, há que se considerar também que eventualmente ter que digitar algo não amputa os dedos de nenhum leitor. Ao mesmo tempo, ninguém é obrigado a usar esse recurso em todas as páginas/locais da sua aventura.

Mas se deseja utilizar o recurso, o MA possui uma instrução própria para isso, usada dentro do bloco "boxon/boxoff" a saber:

#cmd, reg, alt, lrg, corfnd, cortxt, cmdscp, brd, fnt, errscp

O primeiro parâmetro (reg) indica o número do registrador que conterá o que o leitor digitou, da forma como digitou. O segundo parâmetro (alt) é a altura do campo de digitação e o parâmetro seguinte (lrg) indica a largura dele.

Em seguida, o parâmetro (corfnd) indica a cor do fundo do campo de digitação e (cortxt) a cor do texto. O parâmetro (cmdscp) indica em qual script estão as definições de respostas, ou seja, o "parser" da instrução. Em seguida (brd) define a borda do campo de digitação, (fnt) a fonte utilizada e (errscp) o nome do script que será executado no caso do "parser" não encontrar nenhum comando semelhante ao que foi digitado pelo leitor.


O script definido em (cmdscp) deve conter a seguinte estrutura: cada uma de suas linhas contém a frase comando em letras maiúsculas, em tantas formas quantas forem desejadas ou necessárias, em seguida o caracter "|" como delimitador de campo e o script a ser executado, caso ocorra a paridade entre a frase comando e o que leitor digitou.

Vale lembrar apenas que esse "parser" é um sistema simples mas que resolve a grande maioria das situações de um adventure. Em breve o MA contará com um segundo "parser", bem mais sofisticado e completo.


O que é um "parser"?

Ok, entendi

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