"As mil e uma noites..."

A aventura interativa é a descrição de um local ou locais nos quais o leitor pode interagir com objetos, personagens ou consigo mesmo. Essa interação é que provoca a multiplicidade de opções.


Acompanhe o exemplo a seguir:

Você está diante de um portal, ornamentado com estátuas de animais exóticos. Ao lado dele um grande urso acorrentado parece ser o guardião da passagem.

O que você faz?

Tenta passar pelo portal

Ataca o urso, senão pode ser atacado

Desiste de seguir por este caminho e volta por onde veio


Aqui também é possível melhorar a forma de apresentar o local para evitar a perda da atenção do leitor.

Você está diante de um portal, ornamentado com estátuas de animais exóticos. Ao lado dele um grande urso acorrentado parece ser o guardião da passagem.

Talvez seguir em frente não seja uma boa alternativa, a menos que você enfrente o urso ou prefira retornar de onde veio.


No adventure, ao contrário do conto, as opções do leitor podem ou não conter exigências adicionais. Por exemplo a porta estar fechada ou mesmo trancada (o que exigiria uma forma de abrí-la que ainda não foi explicitada ao leitor). O urso pode exigir um esquema de combate com mais de uma possibilidade de desfecho.

Aqui é importante perceber que neste formato existem apenas duas pessoas em destaque: o leitor, que vive a experiência e o "espírito" do autor, que mostra ao leitor as opções que ele tem à sua frente.

Podemos concluir portanto que o adventure é ou tem que ser bem mais imersivo que o conto já que ele terá que conduzir o leitor pela narrativa.


Tá, mas o que é um conto interativo?

Ok, entendi

Recapitulando...

Índice das páginas