Era uma vez...
Todos os contos da nossa infância começavam assim e dai iam
desenvolvendo a estória. Hoje chamamos isso de narrativa: você
tem um enredo (príncipe, princesa, castelo, etc) e uma proposta
(príncipe vai no castelo salvar a princesa).
O que acontece com o príncipe, com a princesa, com o castelo, com
o sapo (sapo? que sapo?) compõe a narrativa da aventura que, no
caso de jogos, muda para cada jogador e para cada vez que ele joga.
Livros e filmes também contam estórias mas elas são lineares.
A gente pode imaginar o que acontece depois, mas não durante a
apresentação/leitura. Tudo já está lá, escrito e filmado por
alguém e você só tem que deixar a coisa seguir seu curso.
Então, estamos falando aqui de contar uma estória e que, por
incrível que pareça, vai ter desdobramentos que a gente pode
nem ter imaginado no começo. Pelo menos isso você entendeu,
ou achou que era pra fazer um FPS cheio de efeitos 3D?