Visão geral da estrutura do jogo
Todos os projetos criados com o Gênesis partem de um
painel de jogo, composto por 4 áreas especiais. Basicamente
o painel do jogo é um arquivo gráfico, em qualquer
formato de
gravação, que pode assumir qualquer tamanho. É recomendável,
caso haja interesse de portar o seu jogo para celulares
pequenos, que a dimensão geral do painel não ultrapasse
900 pixels de largura por 420 pixels de altura. Esta é uma
medida que não compromete o jogo em dispositivos com telas
pequenas. É o painel que define e determina a área total
de funcionamento da aventura.
Visor principal: é a área mais importante do sistema,
pois é através dela que o jogador receberá as informações
mais relevantes da aventura, como local onde ele está,
mensagens descritivas, textos interativos, etc. É neste
visor que será refletido o modo funcional escolhido para
cada aventura, embora as demais áreas possam ou não ser
ativadas de acordo com o criador (do jogo).
Área de funções e comandos: essa área geralmente
contém comandos otimizados, como a movimentação do jogador,
os objetos que ele possui ou que estão no mesmo local que
ele.
Entrada de comandos: é a linha digitada pelo jogador
na forma de comando (ação + objeto) e pode ou não ser usada
como uma forma auxiliar de comandar as ações do jogador.
Botões: nesta área encontramos dois botões
importantes - o botão de encerrar a partida e o botão de
ativar o Gênesis, para edição do jogo. Na versão
de distribuição do seu jogo, o botão de edição não existe,
ou seja, é possível distribuir um jogo funcional apenas
para jogar e/ou uma versão "acadêmica", com o Gênesis
incorporado para estudos e modificações no jogo por parte
de outras pessoas. Crie um adventure, compartilhe com os
amigos e publique na TILT online.
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