Visão geral da estrutura do jogo

Todos os projetos criados com o Gênesis partem de um painel de jogo, composto por 4 áreas especiais. Basicamente o painel do jogo é um arquivo gráfico, em qualquer formato de gravação, que pode assumir qualquer tamanho. É recomendável, caso haja interesse de portar o seu jogo para celulares pequenos, que a dimensão geral do painel não ultrapasse 900 pixels de largura por 420 pixels de altura. Esta é uma medida que não compromete o jogo em dispositivos com telas pequenas. É o painel que define e determina a área total de funcionamento da aventura.


Visor principal: é a área mais importante do sistema, pois é através dela que o jogador receberá as informações mais relevantes da aventura, como local onde ele está, mensagens descritivas, textos interativos, etc. É neste visor que será refletido o modo funcional escolhido para cada aventura, embora as demais áreas possam ou não ser ativadas de acordo com o criador (do jogo).

Área de funções e comandos: essa área geralmente contém comandos otimizados, como a movimentação do jogador, os objetos que ele possui ou que estão no mesmo local que ele.

Entrada de comandos: é a linha digitada pelo jogador na forma de comando (ação + objeto) e pode ou não ser usada como uma forma auxiliar de comandar as ações do jogador.

Botões: nesta área encontramos dois botões importantes - o botão de encerrar a partida e o botão de ativar o Gênesis, para edição do jogo. Na versão de distribuição do seu jogo, o botão de edição não existe, ou seja, é possível distribuir um jogo funcional apenas para jogar e/ou uma versão "acadêmica", com o Gênesis incorporado para estudos e modificações no jogo por parte de outras pessoas. Crie um adventure, compartilhe com os amigos e publique na TILT online.