Um pouco da história do jogo

Na segunda metade dos anos 80, com a chegada dos micros pessoais coloridos (Spectrum, MSX e TRS color) o mercado começou a pressionar os desenvolvedores para a produção de jogos com recursos gráficos. Não podia ser diferente com os adventures.

Em 1986 foi desenvolvida uma versão especial do Sistema Editor (a 4.0) para dar suporte à versão para MSX do adventure A Lenda da Gávea, originalmente feito com o Graphic Adventure Creator e que não tinha versão para o MSX. Este jogo foi lançado no início de 1987.

Foi o primeiro passo para a construção da versão 5.0, do Sistema Editor, para dar suporte não apenas a adventures gráficos como permitindo o uso de animações. O cenário estava quase pronto, já que havia um projeto de jogo em andamento.


Alfatron 2068 seria o nome do jogo, que consistia em "desligar" o computador hackeado de uma usina nuclear. A inspiração pela usina nuclear de Angra dos Reis veio através de uma notícia de jornal da época:

O jogo era baseado em obter alguns códigos de acesso ao computador e para isso seria preciso "vasculhar" nos terminais da usina, por informações que tivessem utilizade alguns registros de personagens foram então criados para compor esses registros:

Ivan Mosnessa

Carlos Ribeiro

Fábio Linhares

Rodolfo Borges

Nesta época ainda era comum criar todos os elementos do jogo em papel, uma vez que a memória dos computadores não permitia o uso de fontes comentados. O jeito era manter um registro num caderno de tudo que fosse criado:
















A programação no Sistema Editor 5.0 também gerou um livreto com os formulários preenchidos a mão:




Além dos esquemas visuais para as posições, com 4 imagens para cada local, podendo o jogador "girar" o corpo em 360 graus, bem como o esquema que definia o uso da tela do monitor:



E finalmente a construção do mapa da usina, com seus 8 níveis de acesso:


Em novembro de 1987 o jogo Angra-I, com seu primeiro nível totalmente funcional na versão para MSX, foi capa da revista Micro Sistemas: