Elementos Gráficos


Neste ponto o sistema que faz funcionar o boardgame está sendo montado totalmente com scripts do Micro Aventuras mas assim que estiver estável pretendo juntar essa programação em comandos específicos, que formarão um bloco de instruções otimizadas, para facilitar ainda mais a criação.

Por enquanto foi preciso estabelecer algumas diretrizes, para aproveitar o que o MA tem de melhor. Por exemplo: a lista de participantes disponíveis para jogar nada mais é do que o registro normal de cada jogador. Portanto, ao acessar o sistema, o usuário já está apto a jogar.

No entanto, houve a necessidade de implementar alguns campos a mais nesse registro, tornando-o ligeiramente diferente do modelo default. Mesmo assim, basta "criar" um novo jogo, no Micro Aventuras, e sair editando os scripts normalmente.

Só lembrando que todos os modelos funcionais do MA convivem em harmonia e a rigor você não precisa criar um jogo novo, podendo inclusive editar parte de um jogo já em andamento para que "contenha" um cardboard nele.

Apesar disso é preciso ter em mente que a estrutura do modelo cardboard está sendo definida, embora seja responsível, dentro de uma resolução de 600x850 pixels. Ou seja, tudo o que for feito, ainda que se adeque aos diversos devices existentes, deve ser diagramado dentro dessas especificações.

Se o jogo pré existente tiver outras medidas, definidas pelos parâmetros gerais, todas as páginas cardboard deverão começar alterando este valor. Há duas formas de fazer isso, usando as instruções:

janela 600,850

ou numa declaração cardboard propriamente dita, no corpo do script:

cardboard !,base.gif,600,850

Ao usar a instrução cardboard não apenas as dimensões são estruturadas a partir dos valores declarados como o autor passa a ter acesso a um conjunto especial de instruções que são definidas pelo prefixo "brd=".

Mas antes de se envolver com a programação dos scripts é preciso definir os elementos gráficos mais importantes, como por exemplo a imagem base (que pode ou não obedecer às medidas estabelecidas de 600x850) e as imagens das células das posições.

Estabelecemos de antemão que um board (ou tabuleiro) possui 200 posições, numeradas de 100 a 299, e organizadas em 10 linhas, com 20 colunas em cada uma. Ou seja, o board é uma matriz bidimensional de 20x10 posições. Cada posição é definida num registrador do jogo, começando pelo 100 e terminando no 299.

Na programação do script, um registrador desses, normalmente contém o valor 0, indicando que naquela posição não existe nada (é um espaço vazio do tabuleiro). O passo seguinte é determinar um conteúdo, que deverá ser o nome do arquivo gráfico que representa uma posição válida.



Portanto, um board completo é construído com imagens alinhadas na matriz 20x10, que é mapeada para efeito de programação de forma linear e não linha,coluna. A primeira posição é o registrador 100 e assim sucessivamente até a última, que é a posição 299.