"Caixa de ferramentas especiais"

Nesta altura do campeonato você pode estar em uma de duas situações: a) oba, tá fácil ou b) não estou entendendo direito essa coisa de programação dos scripts.


Vamos fazer uma pequena pausa para focar num lance que quase todo mundo esquece: fazer uma narrativa interativa é antes de mais nada "costurar" os desvios do texto de tal forma que eles façam o mínimo de sentido. Não é fácil fazer isso e ao mesmo tempo cuidar da programação. Então tá na hora de conhecer um carinha que vai ajudar e muito.


Você nem precisa sair do Micro Aventuras para ter a ajuda deste sujeito. Basta clicar no botão utils, no menu principal do MA e ele será acionado.


Uma vez ativado, na própria ferramenta tem um botão info que vai lhe mostrar os detalhes do funcionamento dela.

O que importa mesmo, neste ponto, é compreender a "costura" que os saltos precisam ter. Por exemplo: se você está descrevendo uma aventura física, os links serão quase todos do tipo "vá para o norte" ou "entre na caverna".

Caso a narrativa seja mais abstrata, como um acontecimento sendo contado, os links serão do tipo "fale com o Carlos" ou "procure pelo José".

O importante é você perceber que o link complementa de forma natural o texto que compõe a página (ou local). Daí que uma ferramenta como essa ajuda a edição, porque o autor irá percorrer (enquanto cria o texto) o mesmo caminho que o leitor e dai ele poderá avaliar melhor como está se expressando.

Lembre-se sempre de que quem está contando ou narrando (o autor) tem que manter a imersão do leitor naquele universo e o primeiro passo para conseguir isso é não se perder em detalhes técnicos.

Se você consegue criar a narrativa básica, com os links entre as páginas funcionando bem, então mais da metade do trabalho estará feita.


Quem é mesmo esse A.R.T.U.R.?

Ok, entendi

Índice das páginas