Uma página interativa
O primeiro ponto a ser considerado é que não chamaremos
mais de "local" as posições onde o jogador poderá estar
mas sim de "página", afinal estamos montando um livro
interativo.
A primeira providência é adotar o
modelo 2, que é
o mais flexível para trabalhar com livro interativo. Ainda
que permaneça toda a mecânica de painel, visor principal e
área de funções, a parte central da narrativa é na verdade
uma estrutura html e portanto responde a quase tudo que
seja possível fazer numa página web.
Note que o texto html propriamente dito começa com a
marcação do carácter "aspa simples" e termina apenas quando
encontra outra "aspa simples". Tudo que estiver entre essas
duas aspas simples será tratado como texto html.
Antes do texto terminar (como é de praxe nos livros de
aventuras) ao jogador ou leitor é apresentada uma (ou
mais) opção para seguir adiante.
Note que na frase opção: "Uma decisão inesperada" há uma
marcação de link do tipo
@descrição|destino| onde
"descrição" tanto pode ser uma palavra, frase ou mesmo uma
imagem e "destino" é o nome do script que será executado,
caso o jogador clique da "descrição".
Para finalizar a página, informamos ao sistema para
"mostrar", na lateral esquerda do painel, os objetos que
atualmente estão com o jogador. A instrução
dispobj=
define um retângulo na área de funções, na coordenada
56,0 com 60 pixels de largura e 300 pixels de altura e
com apenas 1 objeto na horizontal. Isso nos dará uma
área com até 5 objetos nas medidas 60x60 pixels.