"Sábias palavras"

Conversar com um personagem pode ser algo quase impossível se você quiser algo mais elaborado do que algumas poucas palavras. Afinal, vai ficar conversando sobre o que? Sobre sua vida? Seus problemas?


Brincadeiras à parte, é razoavelmente fácil "enganar" o leitor fazendo parecer que um personagem é dotado de uma capacidade conversacional plena. Na verdade, espera-se apenas desses personagens que emitam "pareceres" breves e concisos, afinal, no calor da batalha não dá pra ficar recitando poesia.

Um general comanda, dando ordens; um padre declara penitências; um juiz estabelece decisões; e um sábio nos diz palavras de sabedoria.


Então pense: o que o velho Sumé nos diria, naquele momento de descanso, quando precisamos decidir se vamos em direção ao norte ou em direção ao sul? Formule umas 3 ou 4 frases sobre isso, criando um contexto para elas. Enquanto isso vamos montar a página.


Neste exemplo, o leitor chega até um belíssimo lago e resolve descansar enquanto decide em qual direção irá seguir. Há uma chance do Sumé, nosso ser iluminado e cheio de sabedoria, se apresentar ao leitor neste momento. Já vimos como "sortear" a aparição do Sumé e agora estamos usando o registrador número 7 para indicar onde ele está (e não mais como um objeto).

A listagem a seguir mostra que, caso o sábio esteja presente na mesma página, o leitor será avisado.


Resta portanto decidir ir para o sul:


Ir para ir para o norte:


Ou ainda, sendo o velho sacana que fica em cima do muro, deixar para o leitor toda a responsabilidade da decisão:


Num arranjo aleatório simples, podemos geral um valor 1, 2 ou 3 que indicará a frase a ser mostrada.

Num arranjo mais complexo (como o listado acima), podemos dar "peso" a cada decisão, tipo 40% de chances para a primeira, 20% para a segunda e 30% para a terceira e 10% dele não dizer absolutamente nada.

Usando os registradores, é possível também marcar as opções como "já ocorridas" e portanto numa releitura termos obrigatoriamente respostas diferentes.

Essa listagem mostra uma construção bem simples mas nada impede que você faça um script apenas para processar as falas do personagem, de modo a facilitar a construção de novos encontros com o sábio. Ou ainda que a "fala" do sábio ocorra após um comando do tipo "pergunte ao Sumé o que ele acha".

A sua imaginação (junto com a programação) é o limite.


Entendi, vamos em frente...

Quero comentar

Índice das páginas