"Sábias palavras"
Conversar com um personagem pode ser algo quase
impossível se você quiser algo mais elaborado do que
algumas poucas palavras. Afinal, vai ficar conversando
sobre o que? Sobre sua vida? Seus problemas?
Brincadeiras à parte, é razoavelmente fácil "enganar"
o leitor fazendo parecer que um personagem é dotado de
uma capacidade conversacional plena. Na verdade,
espera-se apenas desses personagens que emitam
"pareceres" breves e concisos, afinal, no calor da
batalha não dá pra ficar recitando poesia.
Um general comanda, dando ordens; um padre declara
penitências; um juiz estabelece decisões; e um sábio
nos diz palavras de sabedoria.
Então pense: o que o velho Sumé nos diria, naquele
momento de descanso, quando precisamos decidir se
vamos em direção ao norte ou em direção ao sul?
Formule umas 3 ou 4 frases sobre isso, criando um
contexto para elas. Enquanto isso vamos montar a página.
Neste exemplo, o leitor chega até um belíssimo lago e
resolve descansar enquanto decide em qual direção irá
seguir. Há uma chance do Sumé, nosso ser iluminado e
cheio de sabedoria, se apresentar ao leitor neste
momento. Já vimos como "sortear" a aparição do Sumé e
agora estamos usando o registrador número 7 para
indicar onde ele está (e não mais como um objeto).
A listagem a seguir mostra que, caso o sábio esteja
presente na mesma página, o leitor será avisado.
Resta portanto decidir ir para o sul:
Ir para ir para o norte:
Ou ainda, sendo o velho sacana que fica em cima do
muro, deixar para o leitor toda a responsabilidade
da decisão:
Num arranjo aleatório simples, podemos geral um valor
1, 2 ou 3 que indicará a frase a ser mostrada.
Num arranjo mais complexo (como o listado acima), podemos
dar "peso" a cada decisão, tipo 40% de chances para a
primeira, 20% para a segunda e 30% para a terceira e
10% dele não dizer absolutamente nada.
Usando os registradores, é possível também marcar
as opções como "já ocorridas" e portanto numa releitura
termos obrigatoriamente respostas diferentes.
Essa listagem mostra uma construção bem simples mas
nada impede que você faça um script apenas para processar
as falas do personagem, de modo a facilitar a construção
de novos encontros com o sábio. Ou ainda que a "fala"
do sábio ocorra após um comando do tipo "pergunte ao
Sumé o que ele acha".
A sua imaginação (junto com a programação) é o limite.
Entendi, vamos em frente...
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