"Se correr o bicho pega!"

A segunda forma de "posicionar" um personagem (ainda como objeto) é testar a sua presença incondicional ou aleatória em determinadas páginas (seguiremos o exemplo anterior da página 8).


É o caso da cobra no Amazônia, que pode ou não estar presente sempre que o jogador chega perto de um local com água corrente.


Na listagem acima, a informação sobre a presença ou não do Sumé na mesma página que o leitor está lendo se dá pelo teste do objeto. Note, logo no começo dela, como um registrador (o de número 9) é usado para complementar o texto descritivo.


Para fazer com que o personagem "persiga" o leitor, devemos construir uma situação na qual "forçamos" o objeto a estar na mesma página, quer seja de forma constante ou de forma aleatória.


Na segunda forma, o Sumé estará na mesma página do leitor apenas se no intervalo 0-2 o valor sorteado for igual a 1 ou seja, 33,33% de chances dele aparecer. Note que se ele não estiver na mesma página, estará no limbo dos objetos (...).

O grande barato da forma incondicional de ter a presença do Sumé é que ele vai "seguir" o leitor por tantas páginas quantas tiverem esse código inicial. Ele ainda não estará invisível para as listagens automáticas, mas já é um primeiro passo para a solução desse problema.


Entendi, vamos em frente...

Quero comentar

Índice das páginas