"Teletransporte, ativar!"

A primeira coisa que um autor descolado deve fazer, para lidar com personagens em aventuras interativas, é definir como e onde ele irá aparecer.


Existem basicamente dois métodos: no primeiro o personagem é colocado numa página aleatória (tipo o cristal no Amazônia) e lá permanece até que o jogador, vulgo leitor, o encontre.

Ou pode ser decidido (aleatoriamente ou em razão de alguns dados específicos) que o dito cujo apareça no mesmo local (ou página) que o leitor está.

Nesta etapa vamos tratar do primeiro método e seria aconselhável que o autor selecionasse determinadas páginas para o Sumé aparecer. Por exemplo, nas páginas 8, 17 ou 25.


Primeiro zeramos o registrador 6 para uso temporário. Em seguida adicionamos a ele um valor aleatório entre 0 e 2, ou seja, 0,1 ou 2. Pra finalizar "colocamos" o Sumé na respectiva página pré estabelecida.

Não é preciso lembrar que o personagem, para todos os efeitos, será um objeto normal e portanto se ainda não foi criado, faça-o senão nada do que vem a seguir funcionará.

Não foi coincidência que usei a página 08 como exemplo. Lembra dela? Do descanso gostoso à beira do lago? Então, agora quando o leitor chegar nela poderá dar de cara com o idoso sábio. Porém ele será tratado como um objeto qualquer, ou seja, vai aparecer na listagem, o que pode ser bom ou não.

Fica então para lição de casa, digo, de quarentena: analise a aparição do Sumé e proponha uma forma de torná-lo invisível na listagem normal.


Entendi, vamos em frente...

Quero comentar

Índice das páginas