"Indiretas já"
Vimos como tratar objetos que podem ser "pegos" ou
"soltos". Como descrevê-los e principalmente como usar
representações gráficas. Agora vamos abordar um recurso
simples mas extremamente poderoso do
Micro Aventuras,
que é a referência indireta.
Vamos supor que num dado momento o nosso herói (o leitor)
resolve dar uma descansada sob a sombra de uma árvore e
à beira de um lago.
Além do amuleto ele possui agora uma importante lança, que
os chefes ou caciques usam nas guerras. Portanto temos dois
objetos distintos na narrativa.
Se não lembra, repito a seguir um dos scripts usados para
pegar ou soltar os objetos:
Da forma como o script foi escrito ele serve apenas para
soltar o objeto Muyrakyitã e não irá funcionar com a
lança. No entanto, queremos que tal script seja "genérico"
ou seja, possa ser usado para qualquer objeto da narrativa.
O que vamos fazer é bem simples: nos scripts descritivos de
cada objeto usaremos um registrador (o 5 por exemplo) para
guardar o nome do objeto que foi referenciado por último.
Dessa forma poderemos testar cada um dos objetos da
narrativa de forma indireta:
Agora podemos trocar o nome do objeto (nas instruções) pela
indicação "#5" ou seja, isto informará ao sistema para usar
o nome do objeto que estiver no registrador 5.
Portanto, o script para soltar objetos passa a ter essa
nova programação. O mesmo vale para o script de pegar
objetos e para qualquer script "genérico" que for
necessário na narrativa.
Entendi, vamos em frente...
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