"Indiretas já"

Vimos como tratar objetos que podem ser "pegos" ou "soltos". Como descrevê-los e principalmente como usar representações gráficas. Agora vamos abordar um recurso simples mas extremamente poderoso do Micro Aventuras, que é a referência indireta.


Vamos supor que num dado momento o nosso herói (o leitor) resolve dar uma descansada sob a sombra de uma árvore e à beira de um lago.


Além do amuleto ele possui agora uma importante lança, que os chefes ou caciques usam nas guerras. Portanto temos dois objetos distintos na narrativa.


Se não lembra, repito a seguir um dos scripts usados para pegar ou soltar os objetos:


Da forma como o script foi escrito ele serve apenas para soltar o objeto Muyrakyitã e não irá funcionar com a lança. No entanto, queremos que tal script seja "genérico" ou seja, possa ser usado para qualquer objeto da narrativa.

O que vamos fazer é bem simples: nos scripts descritivos de cada objeto usaremos um registrador (o 5 por exemplo) para guardar o nome do objeto que foi referenciado por último. Dessa forma poderemos testar cada um dos objetos da narrativa de forma indireta:


Agora podemos trocar o nome do objeto (nas instruções) pela indicação "#5" ou seja, isto informará ao sistema para usar o nome do objeto que estiver no registrador 5.


Portanto, o script para soltar objetos passa a ter essa nova programação. O mesmo vale para o script de pegar objetos e para qualquer script "genérico" que for necessário na narrativa.


Entendi, vamos em frente...

Quero comentar

Índice das páginas