"Versão ilustrada"
Já foi dito em outra parte deste livro que usar imagens
para ilustrar a narrativa é apenas uma questão de decisão
do autor. Agora iremos ver como fazer isso com os
objetos.
Lembra do
"muyrakytã" que usamos como exemplo de um
objeto relacionado ao personagem principal da narrativa?
Então, ele mesmo que vamos usar novamente e para tanto
basta criar um arquivo gráfico que o represente, fazer
o upload para a aventura e colocar a referência a ele
na seção de edição dos objetos. Não se preocupe com o
tamanho ou formato da imagem por enquanto.
Lembra também de anteriormente termos lidado com "listas"
dos objetos possuídos pelo leitor e/ou que estivessem
numa página? Então, com o uso da instrução "lstobj="
montamos esta lista.
Lembra também que bastou colocar "lnk" na instrução que
a lista passou a ter, para cada objeto um link direcionado
a um script específico para ele?
Olha só que bacana esse tal de
Micro Aventuras: se
você trocar "obj" por "shp" ele monta os shapes dos objetos,
um depois do outro, com links ou sem links, do jeito que
você decidir.
Ai você pergunta: mas se usar imagens com formatos
diferentes para os shapes dos objetos não vai ficar tudo
bagunçado?
Resposta: de jeito nenhum. Basta especificar como no exemplo
acima a largura e a altura para todos os shapes da listagem
e o problema de produzir uma listagem visualmente coerente
está resolvido.
Entendi, vamos em frente...
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