"Versão ilustrada"

Já foi dito em outra parte deste livro que usar imagens para ilustrar a narrativa é apenas uma questão de decisão do autor. Agora iremos ver como fazer isso com os objetos.


Lembra do "muyrakytã" que usamos como exemplo de um objeto relacionado ao personagem principal da narrativa? Então, ele mesmo que vamos usar novamente e para tanto basta criar um arquivo gráfico que o represente, fazer o upload para a aventura e colocar a referência a ele na seção de edição dos objetos. Não se preocupe com o tamanho ou formato da imagem por enquanto.


Lembra também de anteriormente termos lidado com "listas" dos objetos possuídos pelo leitor e/ou que estivessem numa página? Então, com o uso da instrução "lstobj=" montamos esta lista.


Lembra também que bastou colocar "lnk" na instrução que a lista passou a ter, para cada objeto um link direcionado a um script específico para ele?


Olha só que bacana esse tal de Micro Aventuras: se você trocar "obj" por "shp" ele monta os shapes dos objetos, um depois do outro, com links ou sem links, do jeito que você decidir.

Ai você pergunta: mas se usar imagens com formatos diferentes para os shapes dos objetos não vai ficar tudo bagunçado?


Resposta: de jeito nenhum. Basta especificar como no exemplo acima a largura e a altura para todos os shapes da listagem e o problema de produzir uma listagem visualmente coerente está resolvido.


Entendi, vamos em frente...

Quero comentar

Índice das páginas