"Tomando pé da situação"
Tratar um objeto específico, como vimos até aqui, é realmente
fácil mas é preciso não perder de vista a realidade, porque
o autor da narrativa não sabe exatamente que objeto está
com o leitor, ou na página que ele está lendo, ou quantos
(no caso de existir mais do que um).
Então pegamos emprestado dos adventures dois conceitos bem
tradicionais: examinar "a página" (para saber quantos e
quais objetos foram deixados nela) e fazer uma lista de
quantos objetos o leitor tem, em dado momento.
Para ambos os casos podemos dispor de uma instrução de
programação que faz essencialmente isso, ou seja, conta
carneirinhos, digo, objetos.
Note o parâmetro sublinhado "jog". Se trocar por "loc",
então o sistema contará os objetos que estão na página
atual. Usando "dnt" e a seguir um nome de objeto, por
exemplo, será feita a contagem dos objetos que estão
dentro deste objeto.
Por que razão é preciso saber a quantidade exata? Porque
nossa narrativa é escrita em bom português e a gente
descreve essa situação de várias formas diferentes.
No caso acima a contagem retornará no registrador número
6 e portanto se ele for "0" então só precisamos avisar que
não há nada de relevante ao leitor, naquele ponto que a
contagem foi feita.
No entanto, se não for zero, então o autor precisa decidir
o que vai fazer, desde dizer que tem algo por ali até
fazer uma listagem completa do que tem.
A instrução "lstobj= jog,8" irá colocar no registrador
número 8 uma lista com a descrição simples de cada objeto
encontrado, separados por vírgula e terminando com "e"
(caso seja mais do que um objeto, seguido de ponto final.
Uma frase em bom português e você só precisa decidir o
começo dela, tipo "Aqui tem", "Voce tem", "Dentro do objeto
tal tem", etc.
Agora, veja só o truque: se trocar "lstobj=" por
"lstobjlnk=", então cada objeto da lista terá um link
hipertexto que levará (se clicado) o leitor até o
script específico daquele objeto. Feito sob medida pra
não dar trabalho para o autor da narrativa.
Abaixo você tem a listagem completa de um script feito para
tratar com os objetos que estão com o o jogador.
Vale lembrar que o mesmo princípio é aplicado quando o autor
quer que a listagem seja referente aos objetos de uma
página qualquer da narrativa. Basta trocar "jog" por "loc"
e claro, mudar as palavras usadas para descrever o
resultado.
Entendi, vamos em frente...
Quero comentar
Índice das páginas