"Mudando um pouco o foco"
No conto interativo toda mecânica que permite as decisões
do leitor é programada pelo autor da narrativa e portanto
não há como fugir do "script" (literalmente falando).
Mas existe uma forma de incluir elementos na narrativa que
irão dar ao leitor poderes que o autor talvez não tenha
sequer pensado neles. São os objetos.
No livro jogo impresso e na grande maioria dos sistemas
digitais de construção de narrativas interativas não existe
essa possibilidade de manusear alguma coisa que extrapola
as próprias páginas. No Micro Aventuras isso não é nenhum
problema.
Imagine o poder de um elemento que existe na narrativa
independentemente da página que o leitor está lendo. Tais
elementos podem interagir direta ou indiretamente nas
decisões do leitor ou podem, eles mesmos abrir
possibilidades fora do contexto original.
Em nosso exemplo, imagine que o herói (o leitor) ostenta
pendurado ao redor de seu pescoço um muyrakytã, herdado de
seu pai - um índio que veio das terras do norte e que fixou
residência na região das reduções.
A construção do mesmo é algo bem simples: no painel
principal da sua narrativa selecione a opção "objetos".
Em seguida, digite o nome do objeto a ser criado (este nome
será sempre a referência a ele) e clique no botão. Pronto
o objeto já existe.
O passo seguinte é editar alguns campos do objeto, tanto
para as definições iniciais como para as definições atuais,
ou seja, o exato estado em que o objeto encontra-se no
momento.
Note que o tal objeto irá iniciar o conto de posse do
leitor (jog, de jogador). Se quiser colocar esse objeto em
alguma página, basta alterar esse campo para o nome dela.
O mesmo vale se quiser colocá-lo dentro de outro
objeto.
Além de gravar é possível também já criar um
script para este objeto, que permitirá entre outras coisas
que ele possa ser manipulado.
OBS: não sabe o que é "muyrakytã"? Pesquise sobre ele e
descubra coisas interessantes, que serão usadas mais
adiante na narrativa deste workshop. A razão disso é
simples: o que conta aqui não é tanto o poder da mecânica
de manipulação em si mesmo mas o que fazer com o objeto
em relação ao enredo. Pense sobre isso.
Entendi, vamos em frente...
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