"Um passo de cada vez..."

A pergunta que deve estar remoendo no seu cérebro é mais ou menos essa: então como eu faço para criar esse conto interativo? É tão simples como fazer uma casa, ou seja, empilhando script por script.


Já vimos como os scripts são e qual é a função deles. O passo seguinte é construí-los um a um. Como nosso exemplo é um conto interativo, vamos chamar os scripts de "páginas" e o jogador de "leitor".

Lembra do diagrama da página anterior? Então, se der nomes aos bois, digo páginas, você já terá meio caminho andado.


Note como agora tudo ficou mais fácil e o corpo central do conto já pode ser vislumbrado completamente. Não é necessário que a numeração das páginas seja sequencial ou que faça algum sentido extraordinário.

Vai de brinde o primeiro script, já mastigadinho. Lembrando porém que o leitor passou pela "abertura" onde foi devidamente colocado frente aos problemas desta sua aventura.


Entenda de uma forma definitiva que num conto interativo não é a mecânica funcional ou a ferramenta de construção que vai fazer a diferença e sim a sua capacidade de descrever situações que levem o leitor a uma situação de tomar uma decisão. Não precisa pressa. Página por página você constrói os percalços que o herói deve percorrer até atingir alguma das alternativas disponíveis.


Acredite, não tem nada mais satisfatório do que apreciar o painel de scripts, quando ele estiver completo.


Entendi, vamos em frente...

Quero comentar

Índice das páginas