"E se usarmos imagens?"

Vimos anteriormente que é possível usar imagens na descrição dos locais, páginas ou meramente para ilustrar alguma coisa importante. A pergunta agora diz respeito a usar imagens para representar os objetos.


Para efeito de exemplo, vamos considerar a criação de três objetos: uma caneta, um livro e uma faca. No quadro de criação teremos que informar então o nome do arquivo gráfico que representa o objeto.


Não importa o tamanho dessa imagem e nem mesmo se todas elas terão as mesmas dimensões, porém manda o bom senso não exagerar nas dimensões, afinal esses arquivos ainda terão que transitar entre cliente e servidor e isso pode criar problemas na visualização das páginas html.


A instrução usada para mostrar as imagens dos objetos com o leitor ou jogador, na posição ou página dele ou dentro de outro objeto segue o mesmo procedimento que o anterior, para as descrições em texto.

A grande diferença aqui é que existe a possibilidade de estabelecer (ou não) as dimensões finais dessa apresentação, (W e H) válidas para todas as imagens da listagem. Caso esse medida seja omitida, então a dimensão real das imagens prevalecerá.

Há ainda o parâmento "line feed" (lf) que permite estabelecer como será o espaço entre as imagens mostradas. Por default ele é apenas um espaço " ", mas pode ser usada uma quebra de linha HTML quando então as imagens serão mostradas uma embaixo da outra.


A programação para o "objetos com o jogador" fica bem mais simples que a versão apenas texto. Note que os parâmetros que não forem declarados precisam ser "pulados" com a vírgula, que é o delimitador de campo.


Da mesma forma que foi possível alterar na programação as descrições curtas dos objetos, é possível alterar o nome do arquivo da imagem.

Deixo aqui uma pegadinha como forma de exercício de raciocínio: "e se eu quiser mostrar a imagem de um determinado objeto (e apenas dele) no começo do texto que trata da descrição dele?".


Ok, entendi

Recapitulando...

Índice das páginas