"Registrando variáveis"

Chega um momento no conto ou no adventure que é preciso tomar uma decisão baseada em algum dado importante, como por exemplo saber se uma porta está aberta, fechada, trancada ou mesmo quantas vezes o jogador tentou abrir essa porta e, dependendo desse valor, desviar para uma página especial (por exemplo avisar que sem uma chave não vai destrancar a porta).


Para isso, no sistema Micro Aventuras, existem os registradores e como o nome já diz, um registrador registra um valor qualquer variável. Em nosso caso, tanto faz se é um valor numérico que expressa uma quantidade ou uma string (frase/palavra) que expressa qualquer coisa (até mesmo um valor numérico). Os registradores não tem nomes e eles são referenciados pelo seu índice, de zero até o valor máximo estabelecido pelo criador do jogo, nos parâmetros gerais da aventura.

É aqui que fica clara a importância daquele script inicial chamado "start". Vamos usar como exemplo o registador número 3 para indicar o estado da porta, da seguinte forma: 0 = porta trancada, 1 = porta fechada e 2 = porta aberta. Ou se preferir "trancada" = trancada, "fechada" = fechada e "aberta" = aberta. Portanto, é no script start que definimos o status inicial da porta. Em nosso exemplo ela estará trancada e ainda contaremos quantas vezes o jogador tentou abri-la, usando para isso o registrador 4.


Dessa forma, sempre que o jogo for reinicializado, esses valores referentes à porta, voltarão para seu estado inicial. O passo seguinte é criar a ação de abrir a porta e isso é feito no script que descreve o local onde ela está, no estilo:


Note que se o leitor clicar no link "abreporta" o sistema será desviado para um script com esse nome, que você terá que criar e programar nele o que vai acontecer daí em diante.

Como estaremos, no exemplo, lidando com um registrador numérico e um alfanumérico, você precisará saber quais são as principais instruções que estão disponíveis para programação, no que diz respeito à atribuição de valor deles. São elas:

reg= reg,dado - coloca no registrador número "reg" o "dado" que vem a seguir;

reg- reg,valor - subtrai do registrador número "reg" o "valor" que vem a seguir;

reg+ reg,valor - adiciona ao registrador número "reg" o "valor" que vem a seguir;

reg* reg,valor - multiplica o registrador número "reg" pelo "valor" que vem a seguir;

reg/ reg,valor - divide o registrador número "reg" pelo "valor" que vem a seguir;

reg? reg,valor - adiciona ao registrador número "reg" um valor aleatório entre zero e "valor";

reg$ reg,dado - concatena no registrador número "reg" o "dado" que vem a seguir.

Para efeito do exemplo, toda vez que o script "abreporta" é executado equivale a dizer que é mais uma tentativa do leitor de abrir a porta e portanto para programar isso bastará colocar, no começo do script, a seguinte instrução:


Ou seja, some 1 ao registrador número 4.


Abre-te Sésamo...

Ok, entendi

Índice das páginas