"As mil e uma noites..."
A aventura interativa é a descrição de um local ou
locais nos quais o leitor pode interagir com objetos,
personagens ou consigo mesmo. Essa interação é que
provoca a multiplicidade de opções.
Acompanhe o exemplo a seguir:
Você está diante de um portal, ornamentado com
estátuas de animais exóticos. Ao lado dele um grande
urso acorrentado parece ser o guardião da passagem.
O que você faz?
Tenta passar pelo portal
Ataca o urso, senão pode ser atacado
Desiste de seguir por este caminho e volta por onde veio
Aqui também é possível melhorar a forma de apresentar o local
para evitar a perda da atenção do leitor.
Você está diante de um portal, ornamentado com
estátuas de animais exóticos. Ao lado dele um grande
urso acorrentado parece ser o guardião da passagem.
Talvez seguir em frente não seja uma boa alternativa,
a menos que você enfrente o urso ou prefira
retornar de onde veio.
No
adventure, ao contrário do
conto, as opções
do leitor podem ou não conter exigências adicionais. Por
exemplo a porta estar fechada ou mesmo trancada (o que
exigiria uma forma de abrí-la que ainda não foi explicitada
ao leitor). O urso pode exigir um esquema de combate com
mais de uma possibilidade de desfecho.
Aqui é importante perceber que neste formato existem apenas
duas pessoas em destaque: o leitor, que vive a experiência e
o "espírito" do autor, que mostra ao leitor as opções que ele
tem à sua frente.
Podemos concluir portanto que o
adventure é ou tem que
ser bem mais imersivo que o
conto já que ele terá que
conduzir o leitor pela narrativa.
Tá, mas o que é um conto interativo?
Ok, entendi
Recapitulando...
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