"Um conto dinâmico"
O conto interativo é a descrição de um evento ou
acontecimento, geralmente feita por um narrador ou
mesmo por um personagem do enredo, modelada de forma
a permitir que o leitor navegue pela narrativa
alterando-lhe o sentido ou o direcionamento.
Veja o exemplo a seguir:
"Pedro entrou na sala de espera lotada de pessoas,
com uma dor aguda no braço. Imediatamente lhe veio à
mente a pergunta recorrente nessas situações: será que
vai demorar?
Num canto, uma senhora aparentava uma calma profunda, mesmo
estando à mostra seu ferimento na perna.
Pedro ficou em dúvida...
Falar com a senhora e aprender como ser zen numa
situação dessas
Falar com a atendente e pedir agilidade
Ir embora, afinal o atendimento ia demorar mesmo
"
Essa estrutura, no campo dos contos interativos é
considerada clássica e fez sua estréia ainda nos anos
1970. Nos dias modernos podemos lançar mão de construções
literárias mais elaboradas, tanto textualmente, quando
esteticamente. Por exemplo:
"Pedro entrou na sala lotada de pacientes, com um dos
braços doendo. Olhou ao redor tentando se integrar ao
cenário. Num dos cantos, uma senhora aparentava uma
calma intrigante - talvez conversar com ela fosse
esclarecedor.
Já a atendente, conversando ao telefone com alguma amiga,
merecia ser questionada se não havia nada a fazer
para agilizar as coisas. Mas, sabendo que o atendimento
iria demorar, Pedro pensou em ir embora afinal a
dor no braço não era tão intensa assim."
Duas coisas podemos destacar dessas duas formas de
expressar a mesma situação: a primeira é que o modelo
clássico provoca uma quebra na leitura e faz com que o
leitor tenha que "pensar" qual a melhor atitude a tomar.
Nesse momento ele pode inclusive avaliar qual das
alternativas seria mais conveniente, tentando antecipar
os resultados.
Já o desvio dentro do parágrafo mantém o leitor "no clima"
e pode inclusive induzi-lo a tomar a decisão que o autor
preferiria. Neste ponto, a ordem de apresentação das opções
é importante. Note que nos dois casos ir embora foi a última
coisa apresentada, ou seja, o autor quer que o leitor
interaja antes de optar por sair da cena.
E não podemos esquecer que o modelo conto se presta melhor
a uma narrativa mais, digamos, politizada:
"Pedro entrou numa sala do SUS tipicamente lotada de
pacientes reclamando da vida. A atendente, funcionária
pública com aquele mal humor característico
e fofocando ao telefone, parece não dar a mínima importância
para quem está sofrendo e merecia que sua atenção fosse
chamada.
Já uma senhora, calma num dos cantos, deixava
transparecer que era uma profissional de consultório e
provavelmente teria muito a ensinar sobre salas de espera,
se ela estiver disposta a uma conversa.
Ir embora seria uma opção mas ai o processo de obter
uma nova senha de atendimento jogaria Pedro para o final da
fila, podendo ser atendido dentro de um ano ou mais."
Note que neste formato existem 3 pessoas em destaque: o
leitor, o narrador e o personagem que recebe o foco nesta
cena (Pedro). O narrador apresenta (e influencia) a decisão
a ser tomada, que no caso será o leitor decidindo como o
personagem deve agir.
E o que é uma aventura interativa?
Ok, entendi
Recapitulando...
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