"Caixa de ferramentas especiais"
Nesta altura do campeonato você pode estar em uma de duas
situações: a) oba, tá fácil ou b) não estou entendendo
direito essa coisa de programação dos scripts.
Vamos fazer uma pequena pausa para focar num lance que quase
todo mundo esquece: fazer uma narrativa interativa é antes de
mais nada "costurar" os desvios do texto de tal forma que eles
façam o mínimo de sentido. Não é fácil fazer isso e ao
mesmo tempo cuidar da programação. Então tá na hora de conhecer
um carinha que vai ajudar e muito.
Você nem precisa sair do
Micro Aventuras para ter a ajuda
deste sujeito. Basta clicar no botão
utils, no menu
principal do
MA e ele será acionado.
Uma vez ativado, na própria ferramenta tem um botão
info que vai lhe mostrar os detalhes do funcionamento
dela.
O que importa mesmo, neste ponto, é compreender a "costura"
que os saltos precisam ter. Por exemplo: se você está
descrevendo uma aventura física, os links serão quase
todos do tipo "vá para o norte" ou "entre na caverna".
Caso a narrativa seja mais abstrata, como um acontecimento
sendo contado, os links serão do tipo "fale com o Carlos"
ou "procure pelo José".
O importante é você perceber que o link complementa de forma
natural o texto que compõe a página (ou local). Daí que
uma ferramenta como essa ajuda a edição, porque o autor
irá percorrer (enquanto cria o texto) o mesmo caminho que
o leitor e dai ele poderá avaliar melhor como está se
expressando.
Lembre-se sempre de que quem está contando ou narrando
(o autor) tem que manter a imersão do leitor naquele universo
e o primeiro passo para conseguir isso é não se
perder em detalhes técnicos.
Se você consegue criar a narrativa básica, com os links entre
as páginas funcionando bem, então mais da metade do trabalho
estará feita.
Quem é mesmo esse A.R.T.U.R.?
Ok, entendi
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