"Bem vindos à bordo"

É agora que começa a transmissão da narrativa e se você está no clima, já deve ter definido as bases do que vai acontecer, então, no script abertura, vamos deixar o leitor saber disso.


O primeiro passo (obviamente) é criar o tal script e colocar nele o seguinte texto:


Como no script "start", há um comentário na primeira linha para nos indicar do que se trata o que vem a seguir. A segunda linha (resgen=) contém uma instrução especialmente criada para o projeto A.R.T.U.R. e é o "motor" que processa o texto das aventuras solo de forma responsiva.

resgen= nome(!),fontface[,align]

Esta instrução possui dois parâmetros obrigatórios e um opcional. O primeiro (!) indica apenas que o nome que aparecerá na aba do navegador é o mesmo da aventura (você pode colocar aqui qualquer outra palavra ou frase que desejar). O segundo parâmetro é o nome da fonte a ser usada. O terceiro é o alinhamento geral dos textos.

A próxima instrução é "boxon" e indica que você está abrindo um box de texto, ou seja, tudo que vier aqui em diante será tratado como texto puro e não mais como instruções do MA. Essa condição vai permanecer até que exista uma instrução "boxoff".

Note que entre os dois parágrafos existe uma notação HTML que indica quebra de linha, usada para dar um espaço, na visualização, entre parágrafos.


Como assim notação HTML?

Entendi!

Índice das páginas