"Minha primeira narrativa"

Ao acessar o Micro Aventuras você tem a possibilidade de "criar" uma narrativa, bastando para isso fornecer o nome dela (título) e um prefixo, com no máximo 6 letras.


No momento o nome não é importante pois ele pode ser editado e alterado posteriormente mas o prefixo é único. Isso diferencia todos os elementos dentro do sistema, cada um com sua aventura ou narrativa.

Fornecido o nome e tendo sucesso na criação, você será apresentado a uma tela de parâmetros. Dentre todos, um dos mais importantes é um chamado "script inicial". O nome que aparecer neste campo indicará para o sistema que ele é o primeiro script a ser executado quando o leitor acessar a sua narrativa.


Esse script ainda não existe de fato, mas é importante começar por ele, afinal, sem ele todos os demais scripts porventura criados ficarão "órfãos".

Sempre começo, por motivos práticos, chamando esse primeiro script de "start" e nele coloco tudo aquilo que for para ser definido, quando a aventura rodar pela primeira vez para cada leitor, principalmente os registradores (veremos isso mais à frente).


Se você fez tudo certinho, a sua tela de criação/edição de scripts conterá os elementos parecidos com a imagem acima. O nome do primeiro script criado (start) e o que ele contém (campo branco).

Note o sinal "//". Ele indica que o que vem a seguir na linha é um comentário e portanto não é processado. Serve para deixar explicações pelo código, para facilitar a compreensão do mesmo.

O segundo destaque é uma instrução típica do MA (script) que provoca a execução do script cujo nome vem a seguir. Essa programação indica apenas que ainda não definimos nenhuma variável e que, no final do processamento, o sistem deve continuar a execução no script indicado. No nosso caso, um script chamado "abertura", que ainda não foi criado, mas que iniciará a narrativa para o leitor.


O que são esses scripts

Entendi!

Índice das páginas