"O que é narrativa!"

Portanto narrativa (na era da computação) é o desenvolvimento e desenrolar de acontecimentos ficcionais. Temos dois tipos delas: narrativa embutida (aquilo que o autor criou para guiar os acontecimentos) e narrativa emergente (a história que o leitor vai vivenciando/criando na imaginação enquanto lê o texto).


Como autor, seu papel é criar uma narrativa embutida de tal forma que permita ao jogador/leitor vivenciar inúmeras alternativas (algumas até inimagináveis). Essa é a essência de uma boa aventura solo, livro de aventuras, adventure, etc.

Mas só com texto? Não necessariamente, cara pálida. Bons enredos são processados pela imaginação das pessoas e não pelos efeitos especiais, tipo de mídia, etc. As nossas avós contavam histórias sem nem um livro nas mãos e inventando boa parte do enredo na hora.

E isso se chama criatividade. Nos meios artísticos e literários esse conjunto de narrativas é chamado de ficção interativa, ou seja, uma história que se altera sob certas circunstâncias e pode seguir um rumo totalmente inesperado, graças à intervenção do leitor.


Ok, entendi!

Recapitulando...

Índice das páginas