Elementos Gráficos
Neste ponto o sistema que faz funcionar o boardgame está sendo
montado totalmente com scripts do Micro Aventuras mas assim
que estiver estável pretendo juntar essa programação em
comandos específicos, que formarão um bloco de instruções
otimizadas, para facilitar ainda mais a criação.
Por enquanto foi preciso estabelecer algumas diretrizes,
para aproveitar o que o MA tem de melhor. Por exemplo: a lista
de participantes disponíveis para jogar nada mais é do que
o registro normal de cada jogador. Portanto, ao acessar
o sistema, o usuário já está apto a jogar.
No entanto, houve a necessidade de implementar alguns campos
a mais nesse registro, tornando-o ligeiramente diferente do
modelo default. Mesmo assim, basta "criar" um novo jogo,
no Micro Aventuras, e sair editando os scripts
normalmente.
Só lembrando que todos os modelos funcionais do MA convivem
em harmonia e a rigor você não precisa criar um jogo novo,
podendo inclusive editar parte de um jogo já em andamento
para que "contenha" um cardboard nele.
Apesar disso é preciso ter em mente que a estrutura do
modelo cardboard está sendo definida, embora seja responsível,
dentro de uma resolução de 600x850 pixels. Ou seja, tudo o
que for feito, ainda que se adeque aos diversos devices
existentes, deve ser diagramado dentro dessas
especificações.
Se o jogo pré existente tiver outras medidas, definidas
pelos parâmetros gerais, todas as páginas cardboard deverão
começar alterando este valor. Há duas formas de fazer isso,
usando as instruções:
janela 600,850
ou numa declaração cardboard propriamente dita, no corpo do
script:
cardboard !,base.gif,600,850
Ao usar a instrução
cardboard não apenas as dimensões são
estruturadas a partir dos valores declarados como o autor
passa a ter acesso a um conjunto especial de instruções
que são definidas pelo prefixo "brd=".
Mas antes de se envolver com a programação dos scripts é
preciso definir os elementos gráficos mais importantes, como
por exemplo a imagem base (que pode ou não obedecer às
medidas estabelecidas de 600x850) e as imagens das células
das posições.
Estabelecemos de antemão que um board (ou tabuleiro) possui
200 posições, numeradas de 100 a 299, e organizadas em 10
linhas, com 20 colunas em cada uma. Ou seja, o board é uma
matriz bidimensional de 20x10 posições. Cada posição é
definida num registrador do jogo, começando pelo 100 e
terminando no 299.
Na programação do script, um registrador desses, normalmente
contém o valor 0, indicando que naquela posição não existe
nada (é um espaço vazio do tabuleiro). O passo seguinte é
determinar um conteúdo, que deverá ser o nome do arquivo
gráfico que representa uma posição válida.
Portanto, um board completo é construído com imagens
alinhadas na matriz 20x10, que é mapeada para efeito de
programação de forma linear e não linha,coluna. A primeira
posição é o registrador 100 e assim sucessivamente até a
última, que é a posição 299.