Já editei personagens e agora?
Neste ponto, com um ou vários personagens criados, você
quer compartilhar a diversão com os amigos. Existem
várias formas de obter isso e vamos ver
todas elas nesta página.
Método 1: a forma mais óbvia de usar um set diferente
de personagens é editar o script "start", trocar os nomes e
descrições. Para compartilhar, basta passar para os amigos
(via zap, face, etc) o script start e os arquivos das
novas fotos.
Método 2: zipar esses arquivos e montar uma página
na web ou um simples repositório de arquivos, contendo
o zip e informações sobre esse novo set. Você pode ou
não incluir todos os outros arquivos do Jason. Se quem
baixar seu pacote já tiver o jogo, não haverá problema
algum.
Método 3: Deixar quieto o script "start" e
criar um novo script ("amigos" por exemplo). Nele estarão
apenas as instruções que redefinem os personagens, a partir
do registrador 10. Em seguida, no script "person" você
cria uma opção para "tocar os personagens" e executar esse
novo script.
Ainda terá que zipar as fotos, o script "amigos", não
esquecendo do script "person", que foi alterado, e
disponibilizar de alguma forma para compartilhamento.
Método 4: Este é um método mais sofisticado mas
produz o mesmo resultado. Existe uma instrução no Gênesis
chamada "loadregs". A função dela é carregar para os
registradores o conteúdo original que está no arquivo
".rgs".
Porém, esta instrução aceita alguns parâmetros e a sua
sintaxe passa a ser:
loadregs scp,regini,ini,qtd
O parâmetro "scp" indica o nome de um script de onde serão
obtidos os dados ou informações. O parâmetro "regini" indica
a partir de qual registrador esses dados serão transferifos,
"ini" indica a linha inicial no script "scp" e "qtd" a
quantidade de linhas transferidas.
Ou seja, o script "scp" não precisa ter instruções mas apenas
o conteúdo que você quer transferir para os registradores.
Aqui também será preciso zipar o que foi modificado e
disponibilizar.
Método 5: Este é de longe o método mais elegante para
fazer isso. Primeiro você entra no Micro Aventuras e cria
um adventure do Jason. Em seguida você faz a portabilidade
do Jason Gênesis para o Jason MA. A partir deste ponto
você faz todas as alterações que desejar e como desejar
que elas estarão valendo para todo mundo que acessar o seu
jogo, a partir do exato instante em que fizer essas
modificações.
Simples assim.