TURNOS
Um turno começa na sua vez de jogar e termina quando você passa a
vez.
A cada turno você pode pegar uma nova carta, mas não é sempre
que isso será possível sem consequências. Então vamos analisar
cada situação, possível de ocorrer neste momento.
Primeiro de tudo, o jogador tem que contar o número de TRNSFRMDS
vivos presentes na mesa, se este número for igual ou maior que o
número de suas PNT ativas então não poderá fazer nada, enquanto
não baixar a quantidade de TRNSFRMDS.
A,
fuga
pode ser uma excelente opção.
Esse enfrentamento não é opcional, é obrigatório, pois nesta
situação o seu time está sob ataque dos TRNSFRMDS. Caso elimine
ou nocauteie TRSNFRMDS neste momento, eles contam como bônus na
hora de pegar cartas. Se Apenas fugir de alguns, eles não contam,
mas permitem que você continue jogando.
A única situação em que não terá que enfrenta-los é se tiver
apenas uma única PNT na mesa. Os TRNSFRMDS não conseguem detectar
uma pessoa sozinha sem ter estabelecido antes um elo mental com
ela, então sua PNT não é percebida por eles. Mas cuidado na
hora de pegar carta, se houver TRSNFRMDS mortos na mesa e você
tira um TRNSFRMAD o elo mental será feito e você vai perder
esse jogador, mesmo que ganhe ou fuja, pois ele terá que ser
virado para descansar. Sua única chance nesta hora é se tiver
o antídoto. Neste caso usa antes e se vencer não irá desmaiar.
Mas apenas o antídoto em vacina serve, o dos alimentos não seria
suficiente.
Para cada TRNSFRMD morto ou nocauteado, uma carta a mais, além
da que pode pegar gratuitamente.
Se não puder enfrenta-los, nem fugir, deve oferecer uma de suas
PNT para incubação e coloca sobre elas o número exato de
TRNSFRMDS dos quais precisa se livrar. É como se a PNT se
sacrificasse para ajudar o grupo.
Após esta dolorosa ação, pode continuar a jogar normalmente.
Note que se o número de TRANSFRMDS for inferior ao das PNT de
seu grupo, não precisa enfrenta-los.
Após resolver o problema com a horda, caso o jogador tenha
intenção de fazer negociações, o momento é agora, pois
para faze-las não pode pegar cartas, nem enfrentar TRNSFRMDOS e
tampouco cuidar de seu time. Entra de sola na negociação e quando
ela terminar passa a vez.
Lembrando que se a proposta de negociar for recusada, o jogador
perde a vez.
Caso tenha sido aceita, deve se dedicar a terminar as negociaçoes
e não há regras para isso, a única regra é que as negociações
não envolvem quebrar ou mudar as regras do jogo. Havendo dúvida
se isso ocorreu a negociação não será concluída e o jogador
passa a vez. Perdeu esse turno.
Se não negociou nem estava sob ataque é hora de cuidar de seu
time, pois depois de comprar carta não poderá fazer mais isso, só
no próximo turno.
E finalmente vamos ver se dá para comprar cartas...
Antes verifique estas situações...
Não há TRNSFRMDS suficientes para atacar seu time, porém o
jogador quer arriscar a sorte e poder comprar mais de uma carta.
Havendo TRNSFRMD vivo na mesa, pode enfrentar qualquer um deles
ou mesmo um grupo inteiro.
Se vencer, seja por morte ou nocaute, ganha o direito de uma
carta extra para cada TRNSFRMD enfrentado e vencido, mas se
iniciar um combate e depois verificar que não tinha recursos
então perdeu. Comeu mosca, pode passar a vez. Mas se pode
encarar, veja as regras para o
combate
e depois veja as consequências, na vitória ou derrota.
Agora finalmente é hora de pegar uma ou mais cartas... todas
devem ser colocadas na mesa, viradas para cima, para que os
jogadores possam ve-las.
Atenção, pegar carta é opcional, se entender que corre riscos,
devido a TRSNFMDS mortos na mesa, pode simplesmente passar a vez
e não terá que pegar cartas.
Se sair uma carta de dinheiro, então pára tudo e vamos em
dinheiro
para ver o que acontece.
Se forem apenas cartas de alimentos ou objetos, arrume-as ao lado
dos seus jogadores e passe a vez, não pode usa-las neste turno,
que terminou agora.
OPA! SAIU CARTA DE TRSNSFRMD...
Muito cuidado nessa hora, pois TRNSFRMDS saindo do monte podem
ser muito perigosos, mais que os que estão na mesa.
Mas isso depende de existir na mesa algum TRNSFRMD morto, pois
neste caso, exceto se você usou EPI (Equipamento de Segurança
Individual) vai acontecer um ataque, que pode resultar em
contaminação.
Se estava com EPI ou não tem TRSNFRMD morto na mesa, relaxe,
nada acontece, você simplesmente larga as cartas de TRNSFRMDs
na mesa e passa a vez.
Mas se tem e você não estava com EPI a coisa tá feia, pois terá
que enfrenta-los apenas no "muque" ou seja, sua força individual
contra a deles. Se for apenas um você dificilmente perde, mas
não escapa de ter sua PNT desmaiada em seguida e isso pode ser
desastroso se ela era a última PNT acordada.
Neste caso não está fora do jogo, mas agora vai depender da
caridade dos outros jogadores, pois sem uma PNT ativa você
não tem time, então não pode mais pegar cartas, entrar em
confronto, passa a ser praticamente um espectador do jogo.
Nesta situação você tem ainda um último "trunfo" que é sair
da partida, se fizer esta ameaça - só na sua vez de jogar -
os demais vão ter que pensar em uma forma de ajuda-lo pois
se sair todas as suas PNT que estão desacordadas ficam sem
liderança e se tornam TRNSFRMDS, um triste fim de partida para
você e talvez pior para os outros.
Na hora do sufoco, lembre-se que existe a opção de fugir, vazar,
dar no pé, veja como,
clicando aqui.
A dica é... se tiver TRNSFRMD morto na mesa, não pegue cartas, o
risco é muito alto.
Claro que se um bando de jogadores, com alma de galinha
TRSNSFRMD ficarem todos fazendo isso o jogo perde completamente
a graça.
Fica sendo uma daquelas partidas que era melhor nem ter começado.
Este recurso é para ser usado somente de vez em quando, uma
precaução, que não deve ser usada como estratégia de jogo.
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