Um pouco da história do jogo
Na segunda metade dos anos 80, com a chegada dos micros
pessoais coloridos (Spectrum, MSX e TRS color) o
mercado começou a pressionar os desenvolvedores para a
produção de jogos com recursos gráficos. Não podia ser
diferente com os adventures.
Em 1986 foi desenvolvida uma versão especial do Sistema
Editor (a 4.0) para dar suporte à versão para MSX do
adventure A Lenda da Gávea, originalmente feito com o
Graphic Adventure Creator e que não tinha versão para o
MSX. Este jogo foi lançado no início de 1987.
Foi o primeiro passo para a construção da versão 5.0, do
Sistema Editor, para dar suporte não apenas a adventures
gráficos como permitindo o uso de animações. O cenário
estava quase pronto, já que havia um projeto de jogo
em andamento.
Alfatron 2068 seria o nome do jogo, que consistia em
"desligar" o computador hackeado de uma usina nuclear.
A inspiração pela usina nuclear de Angra dos Reis veio
através de uma notícia de jornal da época:
O jogo era baseado em obter alguns códigos de acesso ao
computador e para isso seria preciso "vasculhar" nos
terminais da usina, por informações que tivessem utilizade
alguns registros de personagens foram então criados para
compor esses registros:
Ivan Mosnessa
Carlos Ribeiro
Fábio Linhares
Rodolfo Borges
Nesta época ainda era comum criar todos os elementos do
jogo em papel, uma vez que a memória dos computadores
não permitia o uso de fontes comentados. O jeito era
manter um registro num caderno de tudo que fosse criado:
A programação no Sistema Editor 5.0 também gerou um
livreto com os formulários preenchidos a mão:
Além dos esquemas visuais para as posições, com 4 imagens
para cada local, podendo o jogador "girar" o corpo em
360 graus, bem como o esquema que definia o uso da
tela do monitor:
E finalmente a construção do mapa da usina, com seus 8
níveis de acesso:
Em novembro de 1987 o jogo Angra-I, com seu primeiro
nível totalmente funcional na versão para MSX, foi capa
da revista Micro Sistemas:
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