Balanceamento é tudo de bom


 

Se você chegou até aqui, então deve ter compreendido como um adventure pode ser feito no Gênesis, independentemente do modo operacional escolhido. Percebeu também que quase tudo é questão de estabelecer regras e conceitos.

A parte de programação é razoavelmente simples, ficando a parte mais trabalhosa para a definição, criação e edição das imagens. E a gente ainda nem tocou no assunto "som", que dá outro "colorido" ao jogo.

Mas existem dois aspectos que não dependem de programação ou arte: o balanceamento e a imersão. A imersão total é conseguida principalmente nos textos e mensagens, que devem ser elaborados de forma a convencer o jogador que ele está de fato vivenciando aquela realidade. As imagens e sons ajudam mas é o texto quem fala diretamente com a imaginação do jogador.

Porém tudo isso depende de balanceamento, ou seja, de definir o quanto as ações e situações são configuradas com a intensidade correta. Pouca interação pode não ser suficiente para uma boa imersão e muita interação pode tornar o jogo chato.

Por exemplo, no caso aqui, os dias são definidos por 10 ações (movimento ou qualquer outra coisa) e teremos que jogar bastante até concluir se essas 10 ações é pouco, suficiente ou muito. Daí é só alternar no local certo.

Também temos os casos de sortear a posição do lobo e se ele ataca ou não o jogador. Temos a questão de onde e quando os objetos são disponibilizados para o jogador fazer uso deles.

E, é claro, falta o principal que é saber justamente se o que fizemos até aqui foi o suficiente não não para divertir os jogadores. Talvez nosso adventure tenha fico curto demais. Talvez durante o dia o jogador pudesse fazer alguma outra coisa. Talvez, talvez, talvez.

O que importa aqui é que essa estrutura é fechada, com começo, meio e fim e a partir dela qualquer um que prestou atenção nos textos desse workshop poderá seguir em frente. Não precisa se necessariamente o mesmo tema ou enredo, mas será um prazer pra gente, aqui na TILT / Bitnamic ajudar e depois divulgar o seu jogo.