Chapeuzinho Vermelho Como já vimos antes, narrativas interativas são formas de se contar uma história cheia de desvios e plot twists. Na verdade, na narrativa interativa o narrador não conta a história mas fornece elementos de decisão para o leitor/jogador, para que ele então "conte" a sua visão do enrendo. E para mostrar como fazer isso de forma bem clara, vamos utilizar uma narrativa clássica universal. A história da menina de capuz vermelho que vai levar guloseimas para a sua avozinha e termina se envolvendo numa trama perigosa com um lobo mau. Podemos resumir o original em 5 cenas, mas antes de programar as cenas, vamos configurar o jogo para um visual que utilize apenas a área gráfica: Todos os parâmetros que deverão ser alterados estão rodeados pela linha vermelha. Cena 1: Chapeuzinho Vermelho segue floresta adentro, feliz e cantando sua canção preferida. O script (cena1) que responde pela montagem da estrutura funcional do jogo é o seguinte: Os destaques em vermelho merecem a sua atenção: as aspas simples definem o início e o final do texto e a instrução memo= define a posição do bloco de texto, na tela gráfica. Note a forma com um link é definido dentro do texto. Quando o jogador clicar no texto destacado, irá imediatamente para o script cena 2. Cena 2: Chapeuzinho encontra o lobo num desvio da floresta, que a convence ir por um caminho mais longo, para que ele tenha tempo de armar uma armadilha. Cena 3: O lobo ataca a vovozinha em sua cabana, engolindo-a por inteiro. Cena 4: Chapelzinho chega na cabana e ocorre o famoso diálogo, com o lobo disfarçado de vovó: por que seus olhos são tão grandes? É pra te ver melhor, minha netinha. Cena 5: O caçador chega nesse momento, mata o lobo, resgata a vovó abrindo a barriga do animal. E todos vivemos felizes para sempre. Todos os scripts do jogo obedecerão ao modelo do script da cena 1 e as variações ocorrerão por conta do texto e das imagens que serão apresentadas. Para facilitar o estudo, baixe o arquivo cenas.zip contendo as respectivas imagens. Num primeiro momento é natural desenvolver os desvios que obedecem à narrativa tradicional, mas a cada cena é possível criar alternativas. Chapeuzinho Vermelho pode não seguir a dica do lobo, pode confrontá-lo com uma arma escondida na cesta de guloseimas, pode gritar por socorro e assim por diante. O importante é experimentar as possibilidades e ver até onde é possível chegar. |