Torpedo
é um jogo do tipo "acerte o alvo",
onde o objetivo é afundar o maior número possível
de navios, no menor tempo e acumulando a maior quantidade de pontos.
Os pontos são dados ao jogador em função dos seus
acertos. Torpedo perdido, paga multa; submarino afundado, multa também.
O jogo opera
em dois ambientes: na superfície e em baixo da água. Na
superfície do oceano vale a regra: nem
sempre você estará olhando na direção certa.
Lembre-se que
você está no comando do submarino, vendo o que acontece
na superfície do mar a partir de um periscópio. O periscópio
gira em seu eixo, descrevendo um círculo completo, independente
da direção do submarino. Logo, para "atirar"
para frente é preciso alinhar o submarino e a visão do
periscópio.
Para
alinhar ambos existe o controle de giro, formado por duas "bússolas":
a superior indica a direção
do periscópio e a inferior
a direção do submarino. Quando ambas estão alinhadas,
a lâmpada em baixo acende (azul). Isto significa que o jogador
está olhando na mesma direção do submarino e portanto
pode usar essa visão para ajustar o disparo dos torpedos. Para
girar o periscópio, basta pressionar o botão esquerdo
do mouse, dentro da área de visão do jogador e movê-lo
para direita ou esquerda.
Para mover o submarino o jogador dispõe de um controle de manobras,
com duas velocidades e duas direções (esquerda e direita).
Ao clicar no lado esquerdo do controle (ou pressionar a tecla "Q"),
o submarino inicia um giro nesta direção. Cliclando novamente,
a velocidade do giro aumenta. O mesmo para a direita (tecla "W").
O giro termina sempre que o periscópio e o submarino ficam alinhados.
Nestes casos, para iniciar novo giro é preciso clicar novamente
no sentido do movimento desejado.
Estando
alinhados, é hora de disparar os torpedos. Para isso o jogador
dispõe de dois tubos de lançamento dianteiros. Antes de
lançar um torpedo é necessário "carregá-lo".
Basta pressionar o botão correspondente (ou as teclas "1"
ou "2"). Quando estiver pronto, ouve-se um estalo e
o botão fica aceso (vermelho). O torpedo está pronto para
o disparo. Note, pela imagem maior, que o torpedo não trilha
exatamente no centro do visor, mas dependendo do tubo usado, um pouco
à direita ou à esquerda. O número indica quantos
torpedos ainda estão no arsenal (não contados os dois
nos tubos).
Clicando no
botão vermelho ou nas teclas "1" ou "2",
o torpedo correspondente é disparado. Depois é torcer
para que os cálculos estejam certos e contar pontos para a vitória
final sobre os invasores.
A
"corrida" do torpedo mais à frente pode ser acompanhada
no visor TRP. O valor indica a distância
do submarino ao torpedo. No visor Dst há
a indicação da distância do navio até o submarino.
Esta distância é medida pelo sonar, que pode ser ligado/desligado
pressionando a tecla "S" ou fornecido por apenas um
ping do sonar (tecla "P").
O radar ,
à direita do visor Dst, indica
com um ponto verde a presença de um navio, num ângulo de
60 graus, à esquerda e à direita da proa do submarino.
É o único instrumento que pode ser usado para "caçar"
os navios quando estiver embaixo da água. Por falar nisso, para
submergir/emergir basta pressionar a tecla "D".
As barras inferiores
indicam o estado do submarino e do navio-alvo. Completamente vermelha,
a barra indica que o navio está prestes a afundar (só
faltando portanto o tiro de misericórdia). Os botões na
parte de baixo do painel permitem vários controles, além
do acesso ao Data Book e controle
das missões (botão info).
O
Data Book apresenta as indicações
do navio-alvo e suas respectivas áreas críticas. Os dígitos
indicam o valor dos danos causados pelos torpedos que as acertam. Quanto
mais no centro, maiores os estragos. Fornece ainda a totalização
de navios afundados, por tipo e total geral.
É isso
aí comandante. Respire fundo e mantenha a proa do submarino sempre
alinhada com o visor do periscópio. E não se esqueça
que, quando estão perto, os navios tem o péssimo hábito
de revidar os ataques com cargas de profundidade.
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