gameshop br
 
Trocando de mosca
Como criar a sua própria mosca

Chega um momento no qual o jogador "cansa" de matar a mesma mosca, então ele pode dar vazão a toda sua criatividade, planejando novas moscas ou "moscos".

Basicamente uma mosca é um tira (imagem) gravada no padrão BMP, onde 6 momentos da mosca são retratados. Essa tira possui 83 pixels de largura por 288 pixels de altura, portanto, uma única mosca ou imagem possui as seguintes medidas: 83 x 48 pixels.

O primeiro momento ocorre quando o laser acerta a mosca e ela fica com um halo azul escuro. Com o aumento da temperatura, a mosca "brilha" e a seguir "tosta". No final ela vira apenas um monte de cinzas.

Obviamente que ninguém é obrigado a seguir essa estratégia, porém deve respeitar as medidas da tira e de cada frame, senão o programa pode não alinhar convincentemente as moscas.

O arquivo gráfico deve ser gravado como bmp e colocado no mesmo diretório onde o jogo irá rodar. É preciso também respeitar a nomenclatura desses arquivos: "mosca" + número + ".bmp".

Dica especial : pegue uma foto de um "amigo", parente chato, político corrupto ou desafeto, limpe o contorno dela com a cor de fundo das moscas (707094) e em seguida trace um contorno delineando o"figurinha". No vá degradando a imagem até restar apenas o montinho de cinzas.

Como trocar de mosca no jogo: no painel do jogo basta pressionar o botão mudar mosca. Os arquivos "moscais" são carregados em uma sequência de 1 a 50. Depois de gravar a nova mosca é só jogar uma partida, para ver se ela está funcionando como planejado.

 

Reconheceu o jogo ou não?
...ok, uma dica: tem relação com palitos

Não lembrou? O velho jogo de 21 palitos: cada jogador pode retirar até 3 palitos e o que ficar com os últimos três (ou dois, ou um) ganha a partida. O genial, com os computadores, é que a gente pode enfeitar o jogo de tal forma que pareça algo completamente diferente, mas a essência ainda é a mesma.

E isso não é nenhuma novidade: nos idos dos anos 80, quando os dinossáuricos micros TRS 80 dominavam a terra, um autor de jogos fez isso com androides. Deu-lhe o nome de Androide NIM e fez um sucesso estrondoso.

A base era a mesma: um androide comanda a matança dos outros androides. E esse nem foi o único, pois logo depois apareceu o Snakes, que usava a mesma estrutura. No nosso caso, optamos por... moscas, pois elas perturbam mais que cobrador, em dia de pagamento.

Então, pronto para testar as suas habilidades matemáticas? Sim, porque o jogo é só isso: combinações numéricas, para que o último a retirar os palitos (ou matar as moscas) fique com a vitória. Qual a melhor estratégia? Pense um pouco e descubra. Só um aviso: em 90% das vezes, o computador ganha o jogo nas primeiras jogadas, portanto, afie e cérebro e boa sorte.