Apresentação
Conheça o potencial do Sistema Editor de Adventures

O sistema EDITOR foi concebido para monitorar a criação e edição de jogos adventures. A sua potencialidade está diretamente vinculada ao conhecimento dos diversos elementos que o compõem, bem como noções básicas do que são adventures e como esses programas interagem com o jogador.

Todo o trabalho de programação, ou de uso de uma linguagem de computação, foi otimizado a fim de que o desenvolvedor possa usar seu esforço unicamente na elaboração funcional do programa. No entanto, as práticas e noções elementares de programação são úteis quando da criação e manipulação dos COMANDOS, FUNÇÕES e ANIMAÇÕES do sistema, que constituem a parte fundamental da linguagem de criação de jogos do sistema EDITOR.
 

Organização do sistema

O sistema EDITOR é composto por um módulo de edição e um módulo de execução, que é o jogo do usuário propriamente dito e é formado pelas tabelas dos elementos funcionais do jogo e pelos seus elementos gráficos. Além disso, o sistema mantém arquivos de trabalho especiais que não devem ser alterados pelo usuário.

A cópia do jogo, gerada pelo EDITOR, pode ser reeditada apenas se ambos - EDITOR e jogo - possuírem uma versão compatível.

O sistema contém um jogo básico que corresponde ao mínimo indispensável para se ter um adventure funcional. Este jogo possui as seguintes características:

34 VERBOS
2 OBJETOS
1 POSIÇÃO
8 MENSAGENS
29 FUNÇÕES

Além disso, ao criar um jogo, o sistema se encarrega de estabelecer automaticamente os arquivos gráficos básicos.
 

A funcionalidade do jogo

A forma de interagir com o jogo, criado por este sistema, é através de frases que expressam o desejo do jogador, ou seja, se o jogador deseja pegar um objeto, uma caneta por exemplo, ele simplesmente induz o computador a essa ação, na forma PEGUE A CANETA. A forma indireta deste comando é obtida arrastando a figura da caneta, do quadro de objetos que estão no local, para o quadro dos objetos que estão com o jogador. Feito isto, o sistema irá processar o comando correspondente à frase PEGUE A CANETA.

Os adventures criados pelo EDITOR permitem não só uma diversidade de ações, mas também de estruturas de construção das frases. Em função das letras fornecidas pelo jogador, o sistema procura no seu banco um conjunto que satisfaça a intenção da frase. Por exemplo, basta digitar EX que o sistema compreende a palavra EXAMINE, ou apenas LOC, que é interpretado como LOCAL.

O sistema possui também formas de simplificação para a abreviação dos comandos mais usados, principalmente as movimentações, com a substituição das frases do tipo VÁ PARA O NORTE por uma composição mais simples: NORTE ou apenas NOR. Para a movimentação, também podem ser usadas as setas correspondendo cada uma a uma posição geográfica, ou direção de movimento.

No sistema de uma tela para cada direção, as setas são usadas para fazer o jogador "girar" sobre seu eixo e para fazê-lo andar para a frente ou para trás.

A tecla ENTER, pressionada sem nenhuma frase para interpretação, assume a função de fazer uma descrição sumária do local onde o jogador se encontra.

O jogo permite a referência indireta a um objeto, ou seja, a construção PEGUE A CANETA pode ser estruturada também como PEGUE-A, desde que o objeto "caneta" tenha sido referenciado anteriormente. A seqüência de comandos ilustra isto:

PEGUE A CANETA
EXAMINE-A
SOLTE-A

A acentuação da língua portuguesa, tanto nos jogos quanto no EDITOR, obedecem as normas e parâmetros do ambiente Windows. As palavras, para serem reconhecidas, devem estar grafadas corretamente.

 
online