Você
só precisa "treinar" os olhos, pois elas estão em
toda parte, apenas esperando pelo seu editor gráfico predileto.
Mas antes...
Uma
textura nada mais é do que um arquivo bitmap, não
importando muito em qual formato ele foi gravado (se gif, bmp,
jpg, etc). A textura tem por objetivo simular um material, ou
superfície, de difícil modelagem ou quando o trabalho
de modelagem resultaria num consumo excessivo de recursos
do computador. Por exemplo uma peça de metal, com uma superfície
irregular e com um avançado grau de deterioração
(uma chapa de aço enferrujada).
Para
modelar a chapa, basta um box na medida desejada, mas para modelar
o padrão da corrosão, seriam necessárias
inúmeras faces e operações adicionais, ao
box, para que apresentasse as deformidades inerentes a processo
de ferrugem. Ainda assim não seria garantia de bons resultados.
A
saída então é usar uma imagem real (ou não,
dependendo dos resultados desejados) de uma chapa enferrujada,
de tal forma que ela, aplicada à uma face do box, aparente
de fato a ferrugem.
As
texturas são portanto obtidas de duas formas distintas:
ou usamos uma imagem real (fotografia) ou desenhamos o material
desejado. Normalmente, usamos o processo de reprodução
fotográfica, pois assim vaimos direto ao material desejado.
Mas este sistema exige recursos especiais de hardware, como por
exemplo uma máquina fotográfica digital, ou câmera
de vídeo e placa de captura, um scanner, etc.
Uma
das altenativas mais frequentes é a organização
de um bom banco de texturas, como o que estamos produzindo na
seção Bibliotecas, aqui no club
TILT, mas o problema com o banco de imagens é
que ele nem sempre possui "aquela" textura que precisamos, ou
então, ele contém texturas que já usamos
em outros trabalhos e portanto torna nossas criações
meio que repetidas.
Mas,
se observarmos que uma textura nada mais é do que uma imagem
bitmap, então, em princípio todas as imagens guardadas
em nosso computador são potencialmente texturas, bastando
que as preparemos para isso.
Por
exemplo? Lembra daquela imagem de um prédio...
Podemos
transformá-la num piso especial, para uma construção
arquitetônica de época, por exemplo. Como? Usando
efeitos especiais de edição gráfica. Na imagem
acima e usando o editor Paint Shop Pro 6 (que é
um programa shareware encontrável em 10 de 10 sites de
download) foi aplicado o efeito Kaleidoscope e a seguir
Buttonize. Pode-se também, partindo da mesma imagem,
obter um papel de parede apenas com o uso do efeito Pattern.
Pequenos
detalhes podem ser usados para construções maiores.
Veja como foi obtido, de uma imagem comum, um padrão para
uma textura de quadro. Aqui não foi usado nada mais que
corte, rotação e duplicação de imagens.
Podemos
obter, por exemplo, um tipo especial de pedra partindo de uma
imagem qualquer e aplicando a ela filtros como Sculpture,
Gaussian Blur e Unsharp Mask. Todos do programa
Paint Shop Pro 6.
E
se você dispõe de um scanner (periférico bastante
comum hoje em dia),
então qualquer textura é possível de ser
obtida. Não apenas pela digitalização de
fotografias ou imagens específicas, mas também pela
"captura" de detalhes inusitados. Dois pequenos exemplos: um padrão
de terra, scaneado a partir de uma propaganda de jóias...
...e um padrão
de parede, obtida pela captura ampliada de um pedaço de
jornal velho.
Como pôde-se
ver nesta matéria, obtemos texturas alternativas através
de uma infinidade de meios e processos. O truque é prestar
atenção nos detalhes e observação
atenta. Perspicácia e criatividade ajudam bastante também.
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