Alvo 2: a missão
A forma mais rápida de aprender é implementar novos recursos

Você viu na matéria anterior (teste a sua pontaria) como é fácil criar um pequeno jogo, em Delphi. Mas pergunte-se: um jogo, mesmo um joguinho, pode ser apenas isso? A resposta óbvia é um sonoro NÃO.

Mas o que está faltando? Primeiro falta algum som – de preferência que enfatize a vitória e ridicularize a derrota. Humor é fundamental na construção de um jogo. Depois faltam elementos gráficos, mesmo que sejam apenas ilustrações. Veja na imagem do formulário abaixo, como o acréscimo desses pequenos detalhes dá uma nova aparência ao projeto.


Os sons são incluídos no evento principal , com o uso do componente TMediaPlayer. O trecho de inserção deve ficar assim:
 


procedure
TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject);
begin
  if Status = 2 then begin
    Tocar.Filename:= 'errou.wav';
    if (Py < Alvo.Top-Area.Top+4) or
       (Py > Alvo.Top-Area.Top+8) then
    Mensag.Caption:= 'Errrroooouuuuu!!!!!!' else begin;
      Mensag.Caption:= 'Na mosca!';
      inc(Acertou);
      Tocar.Filename:= 'palmas.wav';

    end;
    Tocar.Open; Tocar.Play;
    Placar.Caption:= 'De '+IntToStr(Contador)+
      ' jogadas, acertou '+IntToStr(Acertou);
    Timer1.Enabled:= False;

  end;
  if Status = 0 then Py:= Py - 2;
  if Status = 1 then Px:= Px + 6;
  if Status <> 2 then begin
    Area.Canvas.Brush.Color:= clBlack;
    Area.Canvas.Rectangle(Px,Py,Px+6,Py+6);
end;
  if Px > Area.Width - 8 then Status:= 2;
end;

Tocar é o nome que demos ao componente TMediaPlayer. Essa, no entanto, não é a única modificação que pode ser feita. Podemos, para facilitar a vida do jogador e para não desviar a atenção na barra, colocar o disparo no pressionamento de qualquer tecla. Por exemplo:

 


procedure
 TForm1.FormKeyPress(Sender: TObject;
          var Key: Char);

begin
 
Status:= 1; Timer1.Interval:= 10;
  Tocar.Filename:= 'dispara.wav';
  Tocar.Open; Tocar.Play;

end;

O propósito deste jogo não é fornecer um sistema completo e fechado, mas permitir uma base para experimentações. Use o que foi visto até aqui e tente implementar coisas como:

  • Velocidade diferente para a subida da barra;
  • Sons diversos, tanto para o aplauso, quanto para a risada;
  • Iniciar e disparar apenas clicando sob qualquer superfície do formulário;

Depois mande o resultado para o club TILT, para conhecermos o seu trabalho.


Download...
Clique no link para fazer o download dos arquivos. Se sua assinatura do club TILT está para vencer, clique aqui e saiba como renová-la.

Fontes completos do exemplo da matéria
 
online