Muitos
leitores tem solicitado pequenas alterações no runtime
do sistema Editor de Livros de Aventuras, para acomodar melhor
detalhes específicos de suas criações. Como atender
a cada um é complicado, pois tornaria o sistema complexo, publicamos
aqui os fontes completos do executor do jogo.
Não há muito
o que dizer sobre a programação. As linhas do texto do
enredo foram montadas individualmente, cada uma sendo um TLabel.
O texto contém todas as informações necessárias
para o jogo funcionar.
O sistema é baseado
numa variável chamada Exeliv, que mantém o número
da página a ser mostrada e pela procedure Executar. Basicamente,
o que o programa faz é identificar os elementos da página
e executar o que for necessário, como sons, gráficos, lutas
ou mudanças.
Veja abaixo o trecho da
procedure Executar, que trata deste aspecto na execução
do enredo:
if S[1] = '@' then goto FIM;
if (S[1] = '/') or (S[1] = '%') then goto
Acao;
Lin1:
Form1.Lab1.Caption:= S;
S:= Form1.Texto.Lines[PosLin];
inc(PosLin); if S = '' then goto Lin2;
if S[1] = '@' then goto FIM;
if (S[1] = '/') or (S[1] = '%') then goto
Acao;
Lin2:
A string "S" contém
a linha que está sendo analisada. Esse procedimento se repete
para cada uma das linhas do texto da página a ser mostrada.
Com o fonte aberto, o programador
pode não apenas mudar nomes e imagens, mas também acrescentar
mais recursos para a programação do enredo, mais botões
de ação / mudança de posição, etc.
Clique aqui para baixar o fonte do executor do jogo, versão
4.0.