Como foi feito
dicas para reaproveitamento de bits gráficos
   

Estávamos à procura de um jogo, para acrescentar aos nossos projetos. Algo simples, direto e rápido. Muitas idéias e sugestões, mas era dezembro e dezembro é mesmo um mes complicado. Tem Natal, fim de ano, festas, véspera de festas, amigo oculto, etc, etc, etc. Tudo isso consome muito tempo e precisávamos definir logo.

Foi então que surgiu a idéia de fazer um bichinho virtual no computador. Coisa simples, nada muito sofisticado. O problema mesmo seria fazer as animações. Não que isso fosse complicado, mas uma animação razoável demanda tempo e planejamento, justamente as duas coisas que de que menos dispúnhamos.

Aí veio o palpite: "por que não usar algo já feito, reciclado?". Parecia simples achar no meio de inúmeros CDs de clip arte alguma coisa que pudesse ser adaptada ao projeto. Ainda não estava definido que tipo de bicho seria e provavelmente usaríamos algum exemplar inventado, ou mesmo um desenho grotesco, feito de quadradinhos, como nos bichos virtuais vendidos pelo mundo afora.

Mas o dia estava mesmo para inspiração e alguém se lembrou de um velho jogo do MSX, onde tinha um bicho e todo o seu ciclo de vida. O jogo era justamente sobre o Alien. Achar os disquetes de MSX, no fundo do baú, foi difícil mas achar o programa foi infinitamente mais complicado.

Remexe daqui, remexe dalí e finalmente o tal jogo foi encontrado (em partes) e conseguimos as imagens em preto e branco do Alien (retirar as imagens de dentro do arquivo já daria uma série completa, mas isso é um outro assunto). Seria necessário colorizá-las e dar-lhes um pouco de volume, para que tudo ficasse compatível com os tempos modernos.

E já que estávamos literalmente "sampleando" o ser que seria criado em cativeiro, resolvemos que todo o jogo seria montado desta forma. Todas as imagens seriam recicladas de alguma forma.

Com isso pretendemos mostrar ao nossos leitores que é possível criar alguma coisa inédita, partindo de elementos já existentes (reaproveitamento de bits). Juntando pedaços daqui e dalí, com um pouco de paciência e cola podemos literalmente fazer qualquer coisa.

A tela do laboratório veio de um programa antigo sobre criação de jogos. Ela pretendia ser a visão de dentro de uma nave espacial.

O logotipo do Alien foi escaneado de uma ilustração de um livro sobre criatividade nas artes visuais.

O único elemento que produzimos totalmente foi o braço mecânico que transporta o ovo até o local onde será chocado.

Trabalhar reciclando imagens é muito interessante, mas tem um problema sério: nem sempre diferentes fontes fornecem imagens compatíveis. Por exemplo, tínhamos um excelente braço mecânico do jogo Iron Helix, mas ele foi construído por modelagem de objetos e não "casa" visualmente com o Alien desenhado.

Neste caso tivemos que planejar passo-a-passo a animação e o desenho do nosso braço mecânico.

A parte de programação foi extremamente simplificada, para não perdermos tempo e os sons vieram da nossa biblioteca TILT de waves.

No final, nosso bichinho virtual acabou ficando até um pouco simpático, se é que um Alien tem alguma coisa de simpático naquela sua aparência medonha. Como podem ver, nada muito trabalhoso nem sofisticado. O resultado, bem, cada um julgue por si próprio.

 
online