Estávamos
à procura de um jogo, para acrescentar aos nossos projetos.
Algo simples, direto e rápido. Muitas idéias e sugestões,
mas era dezembro e dezembro é mesmo um mes complicado.
Tem Natal, fim de ano, festas, véspera de festas, amigo
oculto, etc, etc, etc. Tudo isso consome muito tempo e precisávamos
definir logo.
Foi
então que surgiu a idéia de fazer um bichinho virtual
no computador. Coisa simples, nada muito sofisticado. O problema
mesmo seria fazer as animações. Não que isso
fosse complicado, mas uma animação razoável
demanda tempo e planejamento, justamente as duas coisas que de
que menos dispúnhamos.
Aí
veio o palpite: "por que não usar algo já feito,
reciclado?". Parecia simples achar no meio de inúmeros
CDs de clip arte alguma coisa que pudesse ser adaptada ao projeto.
Ainda não estava definido que tipo de bicho seria e provavelmente
usaríamos algum exemplar inventado, ou mesmo um desenho
grotesco, feito de quadradinhos, como nos bichos virtuais vendidos
pelo mundo afora.
Mas
o dia estava mesmo para inspiração e alguém
se lembrou de um velho jogo do MSX, onde tinha um bicho e todo
o seu ciclo de vida. O jogo era justamente sobre o Alien. Achar
os disquetes de MSX, no fundo do baú, foi difícil
mas achar o programa foi infinitamente mais complicado.
Remexe
daqui, remexe dalí e finalmente o tal jogo foi encontrado
(em partes) e conseguimos as imagens em preto e branco do Alien
(retirar as imagens de dentro do arquivo já daria uma série
completa, mas isso é um outro assunto). Seria necessário
colorizá-las e dar-lhes um pouco de volume, para que tudo
ficasse compatível com os tempos modernos.
E
já que estávamos literalmente "sampleando" o ser
que seria criado em cativeiro, resolvemos que todo o jogo seria
montado desta forma. Todas as imagens seriam recicladas de alguma
forma.
Com
isso pretendemos mostrar ao nossos leitores que é possível
criar alguma coisa inédita, partindo de elementos já
existentes (reaproveitamento de bits). Juntando pedaços
daqui e dalí, com um pouco de paciência e cola podemos
literalmente fazer qualquer coisa.
A tela do laboratório veio de um programa antigo sobre
criação de jogos. Ela pretendia ser a visão
de dentro de uma nave espacial.
O
logotipo do Alien foi escaneado de uma ilustração
de um livro sobre criatividade nas artes visuais.
O único elemento que produzimos totalmente foi o braço
mecânico que transporta o ovo até o local onde será
chocado.
Trabalhar reciclando imagens é muito interessante, mas
tem um problema sério: nem sempre diferentes fontes fornecem
imagens compatíveis. Por exemplo, tínhamos um excelente
braço mecânico do jogo Iron Helix, mas ele foi construído
por modelagem de objetos e não "casa" visualmente com o
Alien desenhado.
Neste
caso tivemos que planejar passo-a-passo a animação
e o desenho do nosso braço mecânico.
A
parte de programação foi extremamente simplificada,
para não perdermos tempo e os sons vieram da nossa biblioteca
TILT de waves.
No
final, nosso bichinho virtual acabou ficando até um pouco
simpático, se é que um Alien tem alguma coisa de
simpático naquela sua aparência medonha. Como podem
ver, nada muito trabalhoso nem sofisticado. O resultado, bem,
cada um julgue por si próprio. |