Você estava pilotando um avião e...

 

Foi assim que tudo começou há mais de trinta anos atrás e agora você já pode experimentar aquelas mesmas emoções em seu navegador preferido, seja ele qual for e esteja ele onde estiver. Mas antes de iniciar a sua aventura, seria interessante conhecer algumas coisinhas sobre o jogo, sobre o sistema dessa versão e principalmente sobre como jogar essa aventura.

   
:: Um pouco da história desta aventura
   
 

Lembre-se que foi em 1982 que o jogo foi concebido e criado, portanto não espere pela última palavra em termos de recursos tecnológicos e possibilidades inovadoras em gameplay. Até porque, ao longo das décadas tentamos preservar o adventure na sua forma estrutural básica, apenas adaptando-o aos equipamentos de cada época.


A primeira versão do jogo tinha apenas texto e um campo para o jogador digitar o que ele desejava fazer. Os computadores naquela época não tinham cores, não tinham alta resolução e nem mesmo sons.

A movimentação do jogador era feita indicando as direções que deveriam ser seguidas: norte, sul, leste e oeste e os objetos manipulados por frases, como "PEGUE A MALA", "LIGUE A LANTERNA", etc. Eram chamados de adventures com comandos digitados.


versão para PC CGA

Ao ser portado para os micros PC, o Amazônia ganhou pela primeira vez imagens para ilustrar os locais do jogo. As imagens eram monocromáticas. O sistema evoluiu permitindo construções e comandos sofisticados, usando dois objetos numa mesma frase: "COLOQUE A LANTERNA NA MALA".


versão para PC VGA

A próxima geração do jogo, por volta dos anos 90, ganhou cores, dentro do padrão VGA (16 cores). Em seguida, mais precisamente em 94, o jogo foi portado para 256 cores e mais adiante para rodar sob Windows, em truecolor (24 bits).


versão para PC super VGA

Essas imagens foram preservadas e são usadas até hoje durante a aventura, como parte da preservação do adventure original.

   
:: O que realmente muda com o jogo no navegador?
 
 

Embora nossos adventures preservem a estrutura funcional de comandos por frase digitada (o que os diferencia de qualquer outro tipo de jogo), ao longo dos últmos anos foram sendo incorporados recursos alternativos, como botões para a movimentação e áreas clicáveis nas imagens.

Ou seja, o jogador pode usar também o que ele vê como referência para a sua movimentação, clicando nas direções que lhe parecerem viáveis.

Com o objetivo de compatibilizar o jogo com todos os dispositivos atuais, principalmente os touch screen, na versão do jogo para HTML retiramos o comando digitado e adaptamos todas as funções para recursos clicáveis na tela, simplificando ao máximo a operação.

O grande desafio aqui foi fazer isso e ainda assim manter a essência do adventure tradicional. Você será o juiz dessa nossa ousadia.

 
:: E o enredo, como fica?
 
 

O enredo não mudou. Você ainda tem que escapar dos perigos que rondam a selva amazônica e irá fazer isso construindo soluções e resolvendo os problemas que forem aparecendo.

Como? Usando a sua imaginação e criatividade, até porque, descobrir como as coisas podem ser feitas é parte da diversão dos adventures.

Pronto então? Clique aqui para algumas dicas sobre essa aventura.

 

Mais aventuras