Diário de Bordo 
ilustramos aqui passo-a-passo o desenvolvimento da narrativa 

Começando...
 

Com o primeiro pacote de download o jogador recebe o executor, alguns dados default, o atualizador e mais nada. Todo o resto do jogo será baixado na medida em que for sendo solicitado. É a partir deste ponto que começamos a criação da narrativa.

Segundo consta no enredo, o jogador deve executar uma missão de resgate (encontrar a doutora Sara Miranda) e ativar o sinalizador (BIP) para que então a missão seja considerada completada e o jogo termine. Ele inicia a partida num hangar, de onde será levado (de avião) até o ponto inicial da busca.

Todo inicio de jogo deve ser estruturado de forma a apresentar ao jogador mais algumas informações acerca da sua missão e parte do material (objetos) que ele necessitará. Já estão disponíveis para ele o aparelho BIP e um mapa da região. Com os comandos padrão para pegar e soltar, é possível portanto manipular esses objetos.

O mapa é na verdade um mapa rodoviário daquela região, apenas para que o jogador tenha uma noção mínima de onde ele se encontrará, durante a busca. Já o BIP é um dos objetos fundamentais do jogo, pois sem ele o jogo não poderá ser finalizado (a menos que inventemos outra forma de enviar o sinal para a base). Portanto, o jogador não pode perder, não pode quebrar e nem esquecer o BIP em lugares inacessíveis.

Uma vez encontrada a doutora Sara, o jogador aciona o BIP (botão do meio) e um helicóptero então é enviado até a posição atual do jogador, para que ambos sejam resgatados. Portanto, acionar o BIP equivale a pressionar uma tecla de encerramento do jogo, fazendo o balanço final da participação do jogador.

Isto se traduz, na prática, pela execução de um script chamado bipou.scp e é portanto neste script que devemos colocar tudo aquilo que queremos avaliar da partida.

Por exemplo:

 
script : bipou.scp
 
  msg= Sua mensagem foi recebida...
msg# msg# Aguarde alguns minutos...

Isto é suficiente para que você entenda o mecanismo de finalização da partida, ou seja, a execução do script bipou.scp. Daqui em diante estamos prontos para preencher a lacuna que existe entre o início e o fim do jogo, podendo criar inclusive várias formas de atingir o resultado final.

 
 
online