Com o primeiro
pacote de download o jogador recebe o executor, alguns dados
default, o atualizador e mais nada. Todo o resto do jogo será
baixado na medida em que for sendo solicitado. É a
partir deste ponto que começamos a criação
da narrativa.
Segundo consta
no enredo, o jogador deve executar uma missão de resgate
(encontrar a doutora Sara Miranda) e ativar o sinalizador
(BIP) para que então a missão seja considerada
completada e o jogo termine. Ele inicia a partida num hangar,
de onde será levado (de avião) até o
ponto inicial da busca.
Todo inicio de
jogo deve ser estruturado de forma a apresentar ao jogador
mais algumas informações acerca da sua missão
e parte do material (objetos) que ele necessitará.
Já estão disponíveis para ele o aparelho
BIP e um mapa da região. Com os comandos padrão
para pegar e soltar, é possível portanto manipular
esses objetos.
O mapa é
na verdade um mapa rodoviário daquela região,
apenas para que o jogador tenha uma noção mínima
de onde ele se encontrará, durante a busca. Já
o BIP é um dos objetos fundamentais do jogo,
pois sem ele o jogo não poderá ser finalizado
(a menos que inventemos outra forma de enviar o sinal para
a base). Portanto, o jogador não pode perder, não
pode quebrar e nem esquecer o BIP em lugares inacessíveis.
Uma vez encontrada
a doutora Sara, o jogador aciona o BIP (botão
do meio) e um helicóptero então é enviado
até a posição atual do jogador, para
que ambos sejam resgatados. Portanto, acionar o BIP equivale
a pressionar uma tecla de encerramento do jogo, fazendo o
balanço final da participação do jogador.
Isto se traduz,
na prática, pela execução de um script
chamado bipou.scp e é portanto neste script
que devemos colocar tudo aquilo que queremos avaliar da partida.
Por exemplo:
|
script
: bipou.scp |
|
msg= Sua mensagem foi recebida... msg#
msg# Aguarde alguns minutos...
|
Isto é
suficiente para que você entenda o mecanismo de finalização
da partida, ou seja, a execução do script bipou.scp.
Daqui em diante estamos prontos para preencher a lacuna que
existe entre o início e o fim do jogo, podendo criar
inclusive várias formas de atingir o resultado final.